Chico Lopes defende participação da Capes na formação de professores da Educação Básica

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 12/02, na Câmara dos Deputados, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) defendeu a ampliação da participação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Ensino Superior – Capes no processo de formação de prof

Esse Projeto de Lei permite à Capes participar da formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, por meio de ensino a distância em colaboração com os estados e municípios. Em seu pronunciamento na Ordem do Dia, Chico Lopes se posicionou contrariamente a um dos destaques apresentados pelo PFL, que excluía a Capes de participação na formação de professores desse segmento.


“Como é difícil a aprovação de qualquer benefício a favor de nós professores do ensino básico! Foi preciso uma medida constitucional (a que cria a “Super-Receita”) trancar a pauta para provocar a sua votação”, ressaltou Chico Lopes, acrescentando: “Mesmo assim, aparecem os arautos da democracia que denominam a educação como despesa, e não investimento. Falaram aqui sobre uma criança que morreu violentamente, o que não concordamos. Mas quando aparece algo para a educação, a favor do povo, o que pode tirar o País da violência, criam e recriam manobras constitucionais prejudiciais a nós, que estamos no magistério”.


O projeto foi aprovado pelos deputados federais, tendo sido rejeitado o destaque defendido pelo PFL. “Foi uma vitória importante dos professores. Temos agora subsídio legal para que a Capes possa ajudar na capacitação de mais docentes, melhorando a Educação Básica”, avaliou Chico Lopes.



De Fortaleza, Dalwton Moura