Entidades discutem Plano Diretor de Chapecó
Nesta quinta-feira (08.03), aproximadamente mais 100 pessoas ligadas a entidades ambientais, universidades, órgãos públicos e do movimento comunitário participaram da Audiência Pública que debateu o projeto de Lei nº 469/06, de autoria do Poder Executivo,
Publicado 09/03/2007 10:49 | Editado 04/03/2020 17:14
O evento foi coordenado pele Comissão Especial de Estudo do PDDTC, composta pelos vereadores, Paulinho da Silva, presidente, Celio Portela, vice-presidente e, Ulda Baldissera, relatora.
Segundo Paulinho, o evento busca tornar público o debate sobre as mudanças que o Plano Diretor vai trazer para a cidade. Entre as principais alterações estão, o aumento do potencial construtivo dos terrenos, o fim do limite de altura dos prédios, inclusive em áreas que antes eram de uso exclusivo para residências.
O aumento da área de ocupação e potencial construtivo no entorno do lajeado São José, bacia que abastece a cidade de Chapecó. O aumento no potencial construtivo das áreas verdes do município e a liberação de áreas ambientais para a implantação de empresas de médio e alto potencial de degradação ambiental.
Durante a audiência foram criados grupos temáticos para o estudo e aprofundamento das propostas, assim dispostos: a) estudo sobre a criação da MUT e suas implicações, em especial no tocante aos indices de aproveitamento e as Taxas de Ocupação e o fim das limitações de construção vertical; b)Estudo da ampliação da faixa da UFRT da Leopoldo Sander e suas implicações na Bacia de captação do lajeado São José; c) Estudo da ampliação da faixa UFPIP -Unidade Funcional de Industrialização prioritária da SC 480; d) As conseqüências no aumento do Coeficiente de Aproveitamento e Taxa de Ocupação das áreas verdes do município; e) A legalidade e constitucionalidade das mudanças frente à legislação estadual e federal.
A partir de agora a Comissão irá elaborar um cronograma de trabalho para os grupos temáticos, estabelecendo metodologia e prazos para apresentação de parecer técnico. As reuniões nas comunidades dão prosseguimento nesta segunda-feira, as 19h, no Salão da Igreja do bairro Santa Maria.
De Chapecó
Assessoria do Vereador Paulinho