Rio receberá encontro nacional por uma digitalização democrática

A Frente Nacional por um Sistema Democrático de Rádio e TV Digital, composta por entidades da sociedade civil que lutam pela democratização da mídia, se reúne nos próximos dias 15 e 16 de março, no Rio de Janeiro, para debater sobre os rumos do process

O primeiro dia contará com duas mesas de debates sobre radiodifusão digital: de 11h às 13h30 serão abordados os aspectos políticos e econômicos, e de 14h30 às 17h os aspectos tecnológicos e regulatórios. No segundo dia, haverá uma plenária da sociedade civil: de 10h às 12h a discussão será sobre conjuntura nacional, e de 13h às 17h serão sistematizadas as propostas de ação. 


Foram convidados para o encontro representantes da Casa Civil, MiniCom, MinC, Anatel, BNDES, Intervozes e pesquisadores do SBTVD. O procurador do Ministério Público Federal de Minas Gerais, Dr. Fernando Martins, que entrou com Ação Civil Pública contra o decreto que implantou a TV digital no país, já confirmou presença. 



O encontro será realizado no auditório do Clube de Engenharia (Av. Rio Branco, 124). As inscrições devem ser feitas pelo endereço encontrofrentedigital@yahoo.com.br. Os participantes inscritos recebem um caderno de textos sobre os temas.

 
Histórico



A Frente Nacional em Defesa de um Sistema Democrático de Rádio e Tv Digital foi criada em abril de 2006 com o objetivo de garantir a democratização da comunicação no processo de implantação da radiodifusão digital no Brasil. Mais de 100 entidades da sociedade civil se reuniram para reivindicar que o processo respeitasse os interesses da população brasileira e garantisse pontos importantes do decreto-lei que instituiu o SBTVD, como a inclusão social/digital.



No mesmo mês de abril um grupo de representantes da Frente foi recebido pela ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, que recebeu o ofício com as reivindicações das entidades. Nada foi atendido. Pelo contrário. Todos foram surpreendidos pelo decreto que instituiu o sistema japonês como base de modulação, abandonando a possibilidade de um sistema próprio, mais moderno e adaptado às nossas características geográficas, totalmente nacional. O modelo escolhido foi o mais caro, segundo especialistas do setor.



A página da Frente na internet é www.frenteradiotvdigitaldemocratica.org.



Programação:



dia 15 – Debates sobre radiodifusão digital
11h – 13h30 – Aspectos políticos e econômicos da radiodifusão digital
14h30 – 17h – Aspectos tecnológicos e regulatórios da radiodifusão digital
17h30 – Ato público na Praça XV, centro do Rio.



dia 16 – Plenária de entidades da sociedade civil
10h – 12h – Análise da conjuntura nacional do setor
13h – 17h – Propostas de ação