Gasto militar chinês é baixo em comparação a outros países

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, indicou nesta sexta-feira (16/3) que a China, país que segue uma política militar defensiva, tem um gasto militar muito baixo em comparação a outros países.

“A China tem um gasto militar muito baixo, tanto em termos absolutos como relativos, em comparação a países desenvolvidos e, inclusive, com vários países em vias de desenvolvimento”, expressou Wen em uma coletiva de imprensa, depois do encerramento da sesão anual da Assembléia Popular Nacional (APN), o parlamento do país.


 


“A China é uma nação com um território de 9,6 milhões de quilometros quadrados e uma população de 1,3 bilhões de pessoas. Também tem uma fronteira terrestre de 22.000 quilômetros e uma fronteira marítima de 18.000 quilômetros”, explicou Wen.


 


“Depois da Guerra do Ópio, nos anos 1840, o povo chinês foi objeto de agressão e opressão por parte das forças imperialistas. A nação chinesa conhece bem os enormes sofrimentos por ser escravizados e objeto de agressão estrangeiras”, destacou Wen, que sublinhou ainda “somos muito sinceros em nosso compromisso por um desenvolvimento pacífico”.


 


“Temos uma política militar que é defensiva por natureza. As limitadas forças armadas que a China possui servem completamente ao propósito de salvaguardar  a segurança, a independência e a soberania do país. Sobre esse tema, somos completamente transparentes”, reiterou Wen.


 


Em relação à recente prova espacial anti-satélite, realizada por cientistas chineses, Wen expresso que a China não ameaça e nem tem como objetivo nenhum outro país, nem viola qualquer tratado internacional.


 


“A China defende o uso pacífico do expaço exterior e se opõe à uma corrida armamentista no espaço”, observou Wen, que também sublinhou que esta posição se mantém sem modificações.


 


Wen também deseja que sejam feitos tratados internacionais, com os países interessados, sobre a utilização pacífica do espaço exterior.