Mandato de Deputada e Cia de Teatro levam oficinas de arte aos jovens de escola pública

Foi lançado na quarta-feira, 04, no teatro Atheneu, em Aracaju, o projeto Acesso que oferecerá gratuitamente oficinas de teatro  para estudantes da rede pública do ensino médio de 4 colégios estaduais.

Foi lançado na quarta-feira, 04, no teatro Atheneu, em Aracaju, o projeto Acesso que oferecerá gratuitamente oficinas de teatro  para estudantes da rede pública do ensino médio de 4 colégios estaduais: Dom Luciano, Atheneu, Tobias Barreto e Costa e Silva. O projeto é fruto da parceria firmada pelo mandato de deputada Tânia Soares (PCdoB-SE), a Cia. de Teatro Stultifera Navis e a prefeitura de Aracaju.



Inicialmente serão beneficiados 90 alunos que participarão do módulo básico de teatro para iniciantes. Nesta fase, serão ministradas aulas de consciência corporal, técnica vocal,
improvisação e interpretação. A oficina começará na segunda semana de abril e vai durar 3 meses. Os participantes receberão, material didático e alimentação. No final do módulo, acontecerá uma apresentação para pais e professores durante a cerimônia de entrega de certificados.



“Iríamos iniciar com uma turma de 30 jovens, mas a procura foi tão grande que resolvemos ampliar para 3 turmas. Com isso, estamos abrindo as portas do teatro sergipano”, fala Lindemberg Monteiro, coordenador da Cia. de Teatro Stultifera Navis, que acrescenta que essa é uma conquista
da juventude sergipana. “O projeto tem como objetivo criar novos artistas, diretores e produtores culturais. Sei que, em alguns anos, muitos destes alunos que estão participando do
projeto estarão na cena cultural de Sergipe e em outros estados, seja como produtores, artistas, atores e atrizes”, diz.


 
Para a deputada Tânia, o teatro é um importante elo que ajuda aos seres a trabalhar o processo de identificação e respeito às diferenças, criando em nós um profundo sentimento de pertencer à humanidade. Além disso, a parlamentar fala que este trabalho ajudará muito a juventude. “Esta é, sem dúvida, uma arte que envolve diversos elementos que são fundamentais para o estudante enriquecer seu conteúdo intelectual e sua experiência de vida. O projeto chega num momento propício. Com Edvaldo Nogueira (PCdoB-SE), na Prefeitura de Aracaju, e o novo Governo do Estado, com Marcelo Déda (PT-SE), novas políticas públicas estão sendo criadas para incentivar a cultura e muitos outros seguimentos”, revela.



“Apoiar este tipo de ação é fundamental, pois estamos contribuindo para o fortalecimento de nossa cultura e conseqüentemente da nossa democracia. Isso mostra também que estamos trabalhando em sintonia com a Prefeitura Municipal de Aracaju”, diz a comunista. Tânia explica que uma das preocupações do prefeito Edvaldo é dar acesso a cultura, arte e diversão aos jovens da capital sergipana.



Mario Jorge


 


Na oportunidade, também estreou o espetáculo ‘Mario Jorge: Leia em Voz Alta Para o Seu Estimado Cachorro’, da Cia. de Teatro Stultífera Navis, que conta a trajetória de vida e obra do poeta sergipano Mário Jorge. A peça tem duração de uma hora e leva para o palco 5 atores que encenam e executam a trilha sonora o vivo.



A música é um dos pontos altos do espetáculo e remete o público a reviver momentos das décadas de 60 e 70. Fazem parte do repertório composições de grandes nomes da época como Secos e Molhados, Mutantes, Roberto Carlos, Belchior, Beatles e Raul Seixas. Imagens, gravuras e fotos do poeta
Mario Jorge são projetadas em um telão durante todo o espetáculo.



A Stultífera Navis já apresentou ‘Mario Jorge’ no Projeto Verão 2007 e em outros espaços, como nas bibliotecas Ivone de Menezes e Clodomir Silva, na Praça Tobias Barreto e na Galeria AMA. A temporada prossegue durante todas as quartas-feiras de abril no Teatro Atheneu, sempre às 19h.