Ato lança chapa da unidade dos metalúrgicos

Ato lança Unidade para Lutar, chapa histórica de unidade dos metalúrgicos de São Caetano do Sul. Eleições serão nos dias 3 e 4 de maio. 

Em ato ocorrido no sábado, na nova sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, foi lançada oficialmente a chapa ''Unidade para lutar'' que deve ser eleita para dirigir a entidade pelos próximos anos. A eleição terá chapa única, em uma articulação histórica que garantiu a unidade entre metalúrgicos ligados à CUT e à Força Sindical, que há tempos rivalizavam na disputa da entidade.


 


Estavam presentes vários nomes do mundo político, como o deputado federal Aldo Rebelo, além de Jamil Murad e Nivaldo Santana, todos do PCdoB, o deputado estadual Donizete Braga e Osvaldo dias, ambos do PT, Marquinho Tortorello, ex-deputado estadual e presidente diretório municipal do PPS. Simbolizando a unidade metalúrgica, estavam no ato Roque Tarugo, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos – CUT, e Eleno Bezerra, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos – Força Sindical.


 


Na opinião de Marcelo Toledo, candidato a secretário geral, a união demonstra que ''existe a possibilidade do movimento sindical se unir para enfrentar o inimigo comum: o capital''. ''É a prova de que devemos olhar para o futuro, somando forças em defesa dos direitos dos trabalhadores. Com a reestruturação produtiva, a tendência é que se agrave a destruição dos direitos, o que torna mais imprescindível nossa união'', complementa.


 


O Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul tem cerca de 13 mil trabalhadores na sua base, sendo que 80% deles são funcionários da General Motors (GM), principal empresa da cidade. A eleição ocorrerá nos próximos dias 3 e 4 de abril.


 


Fernando Borgonovi, pelo Vermelho-SP