Vídeo convoca vascaínos às ruas dia 3 contra Eurico Miranda

Torcedores do Vasco pretendem realizar protestos em todo país nesta quinta-feira (3) contra a decisão do Tribunal de Justiça de validar as eleições do clube em que o presidente, Eurico Miranda, foi reconduzido ao cargo. Os torcedores alegam que a eleição




 


A revolta começou a tomar a torcida do Vasco na ocasião da eleição para a presidência do clube, realizada no dia 13 de novembro do ano passado.  A chapa de oposição a Eurico Miranda, liderada por Roberto Dinamite, alega que 1655 sócios votaram quando apenas 757 estavam em dia com as mensalidades.


 


Na justiça a chapa de Dinamite conquistou uma liminar ordenando a realização de um novo pleito em 30 dias, ou seja, dia 15 de maio. Porém, a atual diretoria do clube conseguiu suspender a liminar na 15º Vara Cível, por decisão da juíza Fernanda Sepúlveda Terra Cardoso Barbosa Telles. Os adversários de Eurico Miranda recorreram à decisão e nesta quinta-feira (3) terão uma nova chance de obter novas eleições por decisão da 8ª Câmara Cível do Rio de Janeiro, que julgará o processo.


 


Mudança de data para dia 3


 


Inicialmente o protesto seria dia 4, mas como o caso será julgado dia 3, os torcedores anteciparam em um dia as manifestações. Estão programados protestos em Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), São Paulo (SP), Brasília (DF), Natal (RN) e Fortaleza (CE). No Rio a concentração do movimento está marcada para as 11h (de Brasília) na Cinelândia. De lá, os manifestantes partem para a porta do Tribunal de Justiça, onde acontecerá o protesto. 


 


De acordo com o texto divulgado pelos torcedores, eles pretendem ''convencer juízes e desembargadores que avaliam o processo eleitoral do clube a manter a realização de novas eleições'', no dia 15 de maio. Os manifestantes ressaltam que não têm ligação com qualquer grupo político ou torcida organizada.


 


Segundo a organização do evento, em pouco mais de uma semana e sem nenhuma publicidade paga, quase dois mil torcedores ingressaram no movimento. Foram realizadas reuniões nas principais cidades do país e recolhidos recursos para bancar a compra de material para o protesto.


 


Quem é Eurico Miranda


 


Eurico Ângelo de Oliveira Miranda, nasceu no Rio de Janeiro dia 7 de junho de 1944. É dirigente esportivo do Club de Regatas Vasco da Gama desde 1980, tendo sido eleito presidente do clube em 2001. Criado na zona sul do Rio de Janeiro, formou-se em Direito e Fisioterapia e começou aos 23 anos suas atividades administrativas dentro do clube, sendo diretor de cadastro em 1967.


 


Em termos de títulos, é o maior Presidente da história do Vasco da Gama. Sob o seu comando o Vasco foi campeão Brasileiro duas vezes, foi campeão da Taça Libertadores da América e várias vezes campeão carioca.


 


Na final da Copa João Havelange em 2000, no estádio oficial do Vasco, São Januário, um acidente onde o alambrado do estádio caiu ferindo dezenas de pessoas deu início a uma guerra entre Eurico e a Rede Globo. A emissora de TV culpou a diretoria do clube pelo acontecido e, desde lá, Eurico encampa uma campanha feroz contra a Globo. Até hoje Eurico afirma que a Rede Globo de Televisão é ruim para os clubes de futebol.


 


Foi deputado federal pelo PPB do RJ de 1995 a 2002. Em 2001 Eurico Miranda foi alvo de uma série de denúncias na imprensa sobre diversas irregularidades em sua administração como vice-presidente e depois como presidente do Vasco. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurava irregularidades na administração do futebol brasileiro abriu um processo de cassação do seu mandato no relatório final da CPI, mas o processo não foi aprovado. Como Eurico não foi reeleito deputado em 2002, perdeu a imunidade parlamentar e teve abertos vários processos contra si na justiça.