PCdoB avança no litoral paraibano

O Partido Comunista do Brasil – PCdoB continua crescendo no estado da Paraíba. Agora se estende pelo litoral sul, onde  só estava presente em Pitimbu.

Em Caaporã a legenda será formada por um grupo de jovens e lideranças políticas, ex-vereadores e pré-candidatos a vereador  que exigem mudanças no cenário político. A cidade tem um dos maiores PIB per capta do estado, no entanto apresenta elevadas taxas de pobreza. Vitor, jovem ativista e presidente do comitê municipal aposta: ''vamos sacudir Caaporã, pois as outras forças políticas do município estão mortas''.


 



No Conde o Partido está em formação a partir de um grupo de pré-candidatos a vereador que sente a necessidade de fortalecer o campo progressista. Detentor de belas  praias, a cidade do Conde tem atraído a atenção do turismo e o investimento empresarial, especialmente europeu. É lá que fica a famosa  Praia de Tambaba, que há muitos anos está no roteiro internacional da prática do naturismo.


 



Vale do Mamanguape


 



O PCdoB está se consolidando também no vale do Mamanguape, importante região política e econômica do estado. Em Mamanguape está sendo formado por um grupo de lideranças políticas, sindicais e comunitárias e tem o projeto de  somar forças com as legendas de esquerda para a disputa de 2008, em apoio à chapa majoritária encabeçada pelo PSB. O Partido deve, prioritariamente, lançar chapa própria de vereadores, uma vez que está fortemente inserido entre as lideranças comunitárias, e tem grande presença feminina.


 



Em  Rio Tinto, cidade histórica, que já teve uma das maiores fábricas da Paraíba —a indústria Têxtil Rio Tinto do grupo alemão Lundgren — a situação é bem parecida. Lá o PCdoB já teve uma das principais bases operárias. Com o fechamento da fábrica e o advento da ditadura, o partido se dispersou e agora é reorganizado com jovens lideranças dos meio cultural e ativistas ligados aos movimentos rurais e indígenas.


 


 


Com informes de Agamenon Sarinho, Presidente Estadual do PCdoB