Congressistas recriam Frente Parlamentar da Informática

Lançamento solene está marcado para o dia 29 de Maio, com a presença do ministro Sérgio Rezende. Frente já conta com 186 deputados e 15  senadores e o apoio de entidades ligadas ao setor de informática, entre elas a Fenainfo (Federação Nacional das E

No dia 29 de maio, às 10 horas no Plenário 13, Anexo II, da Câmara dos Deputados, com a presença confirmada do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, acontece a instalação da Frente Parlamentar da Informática da nova legislatura. A Frente não é regimental e não faz parte da estrutura do Congresso Nacional e sua função é mobilizar parlamentares para atuar em prol de assuntos ligados ao desenvolvimento de políticas e ações na área da informática. A recriação da Frente é necessária devido à entrada em vigor de novas regras de constituição e registro destas entidades (ato 69/2005 da Mesa Diretora).


 


A nova Frente já conta com 186 deputados e 15 senadores como membros fundadores; 44 ex-deputados e 9 ex-senadores como membros colaboradores; e apoio de entidades ligadas ao setor de informática, entre elas a Fenainfo – Federação Nacional das Empresas de Informática, que liberou o seu diretor-executivo para ocupar também as funções de secretário-executivo da Frente, a pedido da sua coordenação.


 


Segundo Leonardo Humberto Bucher, a Frente Parlamentar Mista da Informática se propõe atuar na defesa das conquistas já alcançadas pelo setor e pela criação de um marco regulatório adequado do setor e pela continuidade do desenvolvimento de um amplo processo de inclusão social, econômica e digital no País. 


 


A Frente foi recriada em reunião realizada no dia 15 de maio quando foram escolhidos os quatro coordenadores gerais, dois deputados (Júlio Semeghini, também presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, e Rodrigo Rollemberg) e dois senadores (Eduardo Azeredo e Renato Casagrande), além do secretário-geral, Leonardo Humberto Bucher.


 


Na solenidade do dia 29 também será aprovado o novo estatuto da Frente e será dada a oportunidade para os diversos segmentos do setor de informática apresentarem suas reivindicações e expectativas em relação à Frente. Após as apresentações serão escolhidos seus seis coordenadores temáticos, definidos de acordo com as prioridades setoriais.



Fonte: Fenainfo