Dirigente do PCdoB/MG recebe Prêmio BNB de Jornalismo 2006
Kerison Lopes, dirigente licenciado do Comitê Estadual do PCdoB-MG, atualmente completando os seus estudos em Portugal, ao lado de Fabrício Marques do Jornal O Tempo com a matéria ''Crédito impulsiona a cachaça em Minas'', foi premiado na noite de on
Publicado 22/05/2007 12:17 | Editado 04/03/2020 16:52
Evento marca também lançamento do Prêmio BNB de Jornalismo
Foram entregues na noite de ontem (21) os certificados dos vencedores do Prêmio BNB de Jornalismo 2006, que contemplou profissionais do jornalismo de cinco Estados brasileiros, na categoria nacional. A solenidade aconteceu no Cineteatro do Centro Cultural BNB-Fortaleza, com a presença do presidente do BNB, Roberto Smith, diretores e superintendentes do Banco, além de convidados e profissionais ligados à comunicação.
Durante a cerimônia, foi lançado o Prêmio BNB de Jornalismo
Distribuído nas modalidades nacional, estadual e universitário, além de um prêmio especial disputado por matérias veiculadas em cidades com menos de 100 mil habitantes, o concurso abrangeu premiações no total de 105 mil, dos quais R$ 40 mil distribuídos aos quatro melhores trabalhos das categorias Rádio, TV, Jornal e Foto, em nível nacional, no valor de R$ 10 mil cada.
Concorreram à edição de 2006 profissionais e estudantes universitários com trabalhos veiculados em 82 veículos nacionais e regionais, entre emissoras de rádio e TV, jornais e revistas de todo o País, envolvendo o tema “O papel do crédito no desenvolvimento de micro e pequenas empresas nordestinas”.
PREMIOS ESTADUAIS
A premiação estadual, no valor de R$ 5 mil cada, é concedida em cada um dos Estados de atuação do BNB aos melhores trabalhos não classificados nos prêmios nacionais. Também são concedidos quatro prêmios para universitários, no valor de R$ 2 mil cada, e mais um prêmio especial de R$ 2 mil para o melhor trabalho publicados em veículos da mídia impressa e/ou eletrônica localizados em municípios com menos de 100 mil habitantes, visando estimular a interiorização da informação jornalística.
PRÊMIOS NACIONAIS
Mídia impressa-texto:
– Samira de Castro e Anchieta Júnior, do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza-CE, com a série de reportagens “Oferta de Crédito”; e
– Márcio Fernando Teles e Oswaldo Scaliotti, do Jornal O Povo, de Fortaleza, com a série de reportagens “Crédito para pequenos”.
Mídia impressa-foto:
– Teresa Maia, do jornal Diário de Pernambuco, de Recife, com a foto “Ouro Branco”; e
– Leo Drumond, com a foto “Crédito impulsiona cachaça de Minas”, publicada no jornal O Tempo, de Belo Horizonte;
Mídia eletrônica -TV:
– Ana Quezado e equipe (Alessandro Torres e Eulália Camurça), da TV Verdes Mares, de Fortaleza, com a série de reportagens “Financiamento para pequenas e micro empresas”.
Mídia eletrônica-rádio:
– Wendell Rodrigues da Silva, da Rádio Tambaú FM, de João Pessoa-PB, com a matéria “Marias empeendedoras”; e
– Januária Ramos e Élio Aragão, com a matéria “Creditar o sonho é crescer”, divulgada na Rádio Univima Web/Rádio Timbira AM, de São Luís-MA.
Prêmios estaduais:
– Kerison Lopes e Fabrício Marques, do jornal O Tempo, com a reportagem “Crédito impulsiona cachaça de Minas”; e
– Luiz Ribeiro dos Santos, com a matéria “Microcrédito: pouco que vira muito”, veiculada no Jornal Estado de Minas
A premiação dos demais Estados será divulgada em solenidades locais, a serem marcadas pelas respectivas superintendências estaduais do BNB.
O PRÊMIO
De caráter anual e aberto a estudantes e profissionais de jornalismo de todo o País, o Prêmio BNB de Jornalismo foi lançado na década de 1980, tendo sido editado até 1999, contemplando apenas trabalhos publicados na mídia impressa.
Retomado há três anos pela atual gestão, o Prêmio tem como objetivo estimular o debate e sensibilizar a sociedade sobre a importância de ações inovadoras na área do desenvolvimento regional, com ênfase na democratização do crédito, capazes de gerar negócios mais estruturados e promover o crescimento econômico com inclusão social no Nordeste.
Fonte: Gabriel Melo Salgado