UJS do Pará bota o Bloco na Rua
O movimento “Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua” coordenado pela UJS paraense, já vem reunindo seus delegados ao 50° Congresso da UNE, e preparando uma grande bancada paraense para os debates que ocorrerão do dia 04 ao dia 08 de julho em
Publicado 22/05/2007 13:40 | Editado 04/03/2020 16:53
A União da Juventude Socialista, do Pará, já alcançou a meta estabelecida pela Direção Nacional e deve ampliar consideravelmente o número de delegados que levará ao Congresso, compondo uma grande qualificada bancada e representando cerca de 70% de todos os delegados do Estado. A maioria destes delegados nunca participou de um CONUNE, mas a expectativa da participação num evento que comemora os 70 anos da União Nacional dos Estudantes é a mesma para todos.
As reuniões semanais, que ocorrem no DCE da Universidade do Estado do Pará, demonstram o crescimento e o nível de organização que o M.E. no Pará atingiu. Os debates giram em torno de questões que variam desde às questões de conjuntura nacional, internacional e mesmo do próprio Estado, até o que deve ser o ponto central das discussões deste 50° CONUNE, a Reforma Universitária.
É assim que a UJS mostra porque é a maior e mais politizada organização juvenil do país e vem contribuindo cada vez mais para esse fortalecimento e crescimento do movimento estudantil no Pará. Hoje, a UJS dirige DCE´s de Universidades importantes como a UEPA, o CEFET e a UVA, entre outros, além de inúmeros CA´s e DA´s na capital e interior do Estado.
Uma concreta demonstração disso é a reconstrução da União Acadêmica Paraense – UAP -, proposta pela UJS e aprovada em um vitorioso CEB, com a adesão de várias forças políticas que compõe o M.E. O Congresso da UAP deve acontecer no início de julho, pouco antes do CONUNE, e com a participação de todos os delegados do movimento “Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua”.
Segundo o coordenador do movimento no Pará, Rodrigo Moraes, “muitos delegados ainda vão se incorporar aos debates e se somarão aos delegados de outros Estados para botar o bloco na rua, no CONUNE, em Brasília”.
De Belém,
Maira Nogueira