PCdoB busca viabilizar candidatura própria na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte

Ontem pela manhã, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, a deputada federal Jô Moraes e o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT) se reuniram para discutir o cenário de sucessão da prefeitura. Apresar de estarem pela primeira vez de lados opo

    Pimentel vem dizendo que o PT pretende lançar um candidato próprio para a prefeitura. Entretanto, Rabelo disse que ''apresar de ser difícil, não podemos descartar a possibilidade do prefeito apoiar um candidato nosso''.


 


    O PCdoB deve lançar candidatos próprios em 2008 em todas as capitais brasileiras para fortalecer a legenda. O objetivo é ampliar o eleitorado e superar a cláusula de barreira que impõe uma meta mínima de 5% dos votos para a Câmara dos Deputados em pelo menos 9 estados. Nas últimas eleições, o partido obteve uma votação abaixo da exigência, atingindo apenas 2,2% dos votos. 


 


    Na capital mineira, o nome mais cotado para a candidatura é a deputada federal Jô Moraes, que ainda não é pré-candidata. Jô diz que ainda vai conversar com as demais legendas e afirma que sua candidatura poderá ser viabilizada. ''Mas para isso precisamos conseguir a garantia de que o nosso projeto será colocado em prática. E isso depende de alianças'' informa a deputada.


 


    Rabelo diz que vai buscar apoio com partidos que compõe a base aliada do governo Lula. ''O PT seria um apoio importante, mas não depende dele. Temos outras opções dentro da base aliada'' afirma. Ele complementa dizendo que para ter uma candidatura é preciso construí-la e contar com o apoio dos partidos da base.