Aziz Ab´Saber vai ao Senado debater mudanças climáticas
A Comissão Mista do Congresso Nacional que acompanha as mudanças climáticas recebe em audiência pública no próximo dia 20 de junho, por iniciativa do Senador Inácio Arruda, o geógrafo e Professor da USP Aziz Ab´Saber. A idéia é debater o impacto da nova r
Publicado 18/06/2007 09:14 | Editado 04/03/2020 16:37
O professor Aziz Ab´Saber é um intelectual engajado nas discussões sobre as questões ambientais no Brasil. Há décadas investiga fenômenos relacionados com a ecologia urbana e a proteção da biodiversidade. Um dos mais respeitados geomorfologistas do mundo, foi o primeiro a classificar o território brasileiro em domínios morfoclimáticos e a desenvolver a teoria dos redutos seguindo a linha de pensamento da teoria da evolução das espécies, do biólogo inglês Charles Darwin.
Aos 83 anos, Ab´Saber é Professor-emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e professor-honorário do Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade, tendo recebido vários prêmios, entre os quais destacam-se: o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia de 1999, concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, na categoria Ciências da Terra; o Prêmio Jabuti de ciências humanas 2005; além disso é Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e autor de mais de 300 trabalhos acadêmicos.
Ab'Saber declarou que a frase mais triste que já ouviu ao longo de sua vida foi dita por uma criança à sua mãe, cujo barraco havia desmoronado após um temporal: “Mãe, nós não temos mais nada nesse mundo”. À época, o professor afirmou que gostaria de repetir tal frase aos políticos no poder. “As autoridades têm que aprender a complexidade do metabolismo urbano para dar uma solução à cidade”, disse.
Fonte: Assessoria de imprensa do gabinete