Saúde tem planejamento participativo

No Ceará, a construção do Plano Estadual de Saúde para os próximos quatro anos é de forma compartilhada. Uma das alternativas de participação são as oficinas de planejamento. A última, de uma série de cinco oficinas nas macrorregiões, será realizada nesta

Até agora foram realizadas oficinas nas macrorregiões de Quixadá, integrando 32 municípios do Sertão Central e Jaguaribe, em  Sobral, com a participação de gestores e técnicos da Secretaria da Saúde do Estado e de 44 municípíos, além dos representantes de entidades da sociedade civil. Em Crateús, a oficina reuniu representantes de 11 municípios do Sertão dos Inhamuns. A penúltima foi no último dia 14, em Fortaleza, na Escola de Saúde Pública do Estado. O Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, participou de todas as oficinas de planejamento.


           


Na oficina que ocorrerá segunda-feira, em Juazeiro do Norte, participarão 49 municípíos do Cariri, Centro Sul e Sertão dos Inhamuns. Em todas as cinco oficinas, que reúnem no total 1.200 pessoas, o mesmo objetivo: fazer um planejamento da saúde participativo, abrindo as discussões com diferentes representantes da sociedade. Os objetivos específicos são: analisar a situação de saúde do Estado, identificar problemas prioritários e traçar linhas de ação para solucionar problemas.        


 


“Tudo orientado para resultados, com enfoque na realidade territorial e na participação”, lembra João Washington Menezes, assessor de planejamento e gestão da Secretaria da Saúde do Estado. Segundo ele, ¨os sentimentos que pautam os trabalhos das oficinas são os da generosidade e solidariedade para fortalecer as ações coletivas¨. A defesa do SUS  passa por essa compreensão.


 


Mais informações: Assessoria de comunicação – 85 3101 5221


 


Fonte: SESA/Ce