Coletânea destaca história de Sobral

O lançamento da coletânea História Contemporânea de Sobral, organizada pelo professor José Teodoro Soares, foi um dos eventos da programação comemorativa dos 234 anos de história de Sobral, ontem, 04/07. 

Ao comemorar 234 anos de emancipação, a cidade cearense de Sobral, a 230 quilômetros de Fortaleza, na região Norte do Estado, ganhou ontem, entre os vários presentes que lhe foram dados, uma obra que conta parte da sua história nos campos da política, cultura, educação, religião e ciência. Com foco nos últimos 10 anos, a obra reúne, numa coletânea de nove livros, artigos do deputado estadual e professor José Teodoro Soares. .


 


O lançamento do livro ocorreu dia 04/07, durante a inauguração do Memorial da Educação Superior (Mess), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que tem por objetivo preservar a história da construção de ensino universitário no município.


 


História Contemporânea de Sobral vem se somar aos mais de 100 títulos de livros publicados pelas edições UVA, que tem a coordenação da professora Maria Norma Soares.


 


Para ela, a obra oferece aos leitores uma série de informações sobre o que existe de rupturas e continuidades no desenvolvimento simultâneo de Sobral e da UVA. A entidade de ensino teve Teodoro Soares como reitor, no período de 1990 até o início de 2006. Na época, “a inclusão pela educação” foi o lema adotado por Soares.


 


Norma aponta que os 1.176 artigos publicados semanalmente abrangem as diversas áreas do conhecimento, e que diante de tal riqueza, se percebe o cotidiano e o crescer da história contemporânea da região Norte do Estado, feita por vários profissionais. Explica que em face disso, a administração das edições UVA achou por bem editar a coletânea que, sem dúvida, registra o pensamento e as ações de uma fase efervescente e exitosa da Universidade, que vem revolucionando o sistema de ensino superior no Ceará, promovendo a inclusão pela educação e, consequentemente, ampliando o pensamento crítico do cidadão que terá, no futuro, farto material de pesquisa nas páginas do livro.


 


A programação comemorativa dos 234 anos de história de Sobral vai prosseguir até sábado, 7, com uma série de eventos. Ontem, 04/07,  houve sessão especial na Câmara Municipal para a entrega do diploma Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior a personalidades, inauguração da Casa do Capitão-Mor, entrega da praça Dr. José Saboya de Albuquerque e da nova Coluna da Hora, e o lançamento do selo comemorativo da data. Na praça inaugurada, houve apresentação do Grupo Syntagma, banda de música e coral de vozes de Sobral.


 



Programação


 


5 de julho – quinta-feira
6h – Alvorada com a Banda de Música
Local: Mercado Público de Sobral
8h – Passeio ciclístico (com sorteio de brindes para os participantes)
Local: Centro de Convenções
17h30 – Missa em Ação de Graças pelos 234 Anos de emancipação política de Sobral
Local: Catedral da Sé
19h – Arraiá dos Idosos
Local: Sesc Junco