Perpétua: em saúde, não é quanto podemos, mas quanto temos que investir

Bancada Feminina se reúne com ministro da saúde para pressionar vacina gratuita contra câncer de colode útero

Um grupo de trabalho criado pelo mnistério da saúde e pela bancada feminina no congresso nacional, irá estudar a viabilidade do Brasil adotar a vacina contra o câncer de útero. A quarta principal causa de morte entre mulheres no Brasil, e, responsável pela morte de 20 mil mulheres por ano.


A vacina que já é obrigatória em alguns estados dos Estados Unidos e em 5 países, no Brasil esbarra nos custos.


Segundo o ministro da saúde José Gomes Temporão, o Brasil teria que desembolsar 1,8 bilhão.


Mas, os custos não impressionaram a deputada Perpétua Almeida do PcdoB do Acre, autora da indicação para que o governo federal realize campanhas de vacinação a exemplo do que faz com a poliomielite. Segundo a deputada acreana, a bancada feminina e o grupo de trabalho do ministério da saúde, devem insistir  na discussão. ” podemos trazer a tecnologia para o Brasil e fabricar aqui vacinas mais baratas. Saúde é prioridade. Não estamos falando de peças de máquinas, mas de vidas humanas”. disse a deputada, lembrando que a CPMF foi criada exatamente para dar cobertura as necessidades de saúde.


Participaram da reunião com o ministro da saúde, as deputadas comunistas Perpétua Almeida (Ac), Vanessa Grazziotin (AM) e Jo Moraes (MG), além das deputadas Angela Portela (PT) e Janete Capiberibe (PSB-AP).