Crianças são beneficiadas com reinauguração de creche na SER-I
A creche atende 81 crianças, de 0 a 4 anos, em tempo integral, das 7 às 17h, funcionando dentro do Centro Municipal Casemiro José de Lima Filho.
Publicado 05/07/2007 12:11 | Editado 04/03/2020 16:37
Depoimentos orgulhosos de pais, professores, coordenadores e gestores marcaram a reinauguração da Creche Municipal Casemiro José de Lima Filho, na Barra do Ceará, ontem, quarta-feira (4). Alegria também não faltou nas apresentações das crianças atendidas pela creche. A mãe Aldenora de Sousa Valente, moradora da comunidade do Riacho Doce, assistia não só à dança como ao desenvolvimento de Douglas, de dois anos e quatro meses. “Depois que entrou aqui, ele vem melhorando cada dia mais”, disse.
A creche, que atende Douglas e mais 80 crianças entre 0 e 4 anos, em tempo integral, passou por uma reforma geral com retelhamento, recuperação das instalações elétricas e hidrossanitárias, cobertura e revestimento de paredes. A obra teve custo de R$ 13.990,00. Além disso, também foram construídas, com recursos da creche, piscina de areia, playground e casinha de bonecas de alvenaria, adquiridos novos equipamentos (um computador, uma televisão 29’, um aparelho de DVD e uma caixa de som) e instalados ventiladores em todas as salas de aula. Novo material didático, colchões, toalhas, brinquedos e jogos educativos foram garantidos pela Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social (Sedas).
A mãe Roberta Ribeiro achou excelentes as mudanças pensadas, por exemplo, para sua filha Ana Evely, de 3 anos. “Aqui elas (crianças) têm uma melhor educação, diversão, alimentação”, reconhece. Na creche, a criançada recebe cinco refeições diárias (desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar). “A alimentação aqui é nota 10”, garante a professora Cleomar Rocha. O cardápio conta com frutas, legumes, leite, iogurte, carne, frango, flocos de milho, macarrão, feijão e assim por diante.
“O objetivo maior do nosso trabalho é unir o cuidar e o educar. Eles caminham juntos. Pensamos não só na parte pedagógica como também na parte cognitiva, emocional e social dessas crianças”, explica a coordenadora da creche, Rilena Borges. Em 2006, a creche foi municipalizada, ou seja, a administração tanto pedagógica quanto financeira passou a ser responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza.
Fonte: Assessoria de comunicação da SER – I