Tucanos manobram para enterrar CPIs na Assembléia de SP
Os tucanos manobraram e no último dia de trabalho dos deputados estaduais, quinta-feira (11/7), enterraram a CPI da Nossa Caixa e colocaram mais obstáculos para a instalação da CPI da CDHU que, destinada a investigar irregularidades na construção de ca
Publicado 12/07/2007 16:41
Apesar disto, a luta do PT no Legislativo paulista continua. O líder do PT na Assembléia, Simão Pedro, disse ao jornal Folha de S.Paulo que recorreria ao STF se Vaz de Lima tomasse essa decisão. “Não vamos permitir que a CPI da CDHU fique de fora das cinco primeiras.”
Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, o presidente da Casa, o tucano Vaz de Lima, decidiu aplicar o critério cronológico de apresentação de requerimentos para a instalação de CPI. Foram instaladas as cinco primeiras da lista: Eletropaulo, perda de receita tributária, bingos, cana-de-açúcar e telefonia.
Podem ser instaladas 5 CPIs simultaneamente. Elas têm prazo de 90 dias de funcionamento, podendo ser prorrogadas por mais 90.
Exibindo faixas com as inscrições “Serra: o dia da Pizza foi ontem. CPI da CDHU já”, cerca de 40 manifestantes da CUT ocuparam a galeria da Assembléia e distribuíram pizzas.
Denúncias CDHU
A Companhia é alvo de denúncias na administração do PSDB em São Paulo, desde o governo Mário Covas, na gestão Goro Hama, percorreu toda a gestão de seu sucessor Geraldo Alckmin e agora vem à tona no governo José Serra. Desde então, a sociedade paulista tem convivido com flagrantes situações de irregularidades e desvios cometidos por dirigentes tucanos.
As últimas notícias publicadas nos jornais de grande circulação de uma investigação deflagrada com a Operação Pomar integrada pela Polícia Civil e o Ministério Público Estadual aponta que o PSDB teria montado uma parceria com empreiteiras contratadas pela CDHU.
Segundo as investigações, a CDHU vinculada a Secretaria da Habitação praticava suposto superfaturamento nos custos das obras. Outra irregularidade apurada é a fraude de planilhas e a indicação da cobrança de quantidade de material superior ao que realmente foi realizado.
A Bancada do PT na Assembléia Legislativa protocolou o pedido da CPI da CDHU em 23/05, que é atualmente a única que o PT conseguiu reunir o número de assinaturas exigidas, por conta da orientação que o governador José Serra deu à sua base de apoio, de não apoiar os pedidos de CPIs apresentados pela oposição.
Os deputados Enio Tatto e Mário Reali são os autores do pedido de CPI. Apenas nessa legislatura que teve início em 15 de março, há 15 pedidos de CPIs protocolados. O líder da Bancada do PT tem semanalmente pressionado o Colégio de Líderes para a instalação da CPIs da CDHU na Assembléia paulista. As informações são do jornal Folha de S.Paulo, com assessoria da bancada do PT na Alesp.
Fonte: www.pt-sp.org.br