Festival de Teatro de Fortaleza monta palcos por toda cidade

Durante 16 dias, haverá 101 apresentações teatrais, divididas em sete mostras, nos teatros Antonieta Noronha e José de Alencar, dentre outros locais.

Com a realização do V Festival de Teatro de Fortaleza (FTF), que começa no próximo dia 20 de julho e vai até 4 de agosto, a capital cearense transforma-se num grande palco para as mais variadas manifestações teatrais que chegarão até os sete terminais de ônibus, as praças do Ferreira e José de Alencar, os teatros Antonieta Noronha e o Theatro José de Alencar, além de aportar nos centros de cidadania das áreas das seis secretarias executivas regionais (SERs). Serão contemplados públicos que dificilmente teriam acesso às salas de espetáculos convencionais, abrindo também novos espaços de exibição para os artistas, palhaços e brincantes.


 


Desta forma, o V FTF, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, através da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet), reafirma seu caráter descentralizador, democrático, participativo e não-competitivo, que o diferencia dos demais. “Isto porque compreendemos o festival como um espaço de experimentações, intervenções, interações e encontros entre o artista e o publico, em detrimento da cultura da competição. Daí a democratização dos espaços cênicos. Afinal, o FTF vai onde o povo está, seja nas praças, ruas ou terminais de ônibus, além de abrir as portas dos consagrados teatros da capital. Com isso, objetivamos promover a difusão da produção artística local através da circulação e exibição dos espetáculos”, explica José Alves Netto, coordenador nas áreas de teatro e circo da Funcet.


 


Durante 16 dias, estão previstas 101 apresentações teatrais, divididas em sete mostras: Mostra Especial, nas categorias adulto e infantil, que acontece no Theatro José de Alencar; Mostra Teatro nos Bairros, que vai dar visibilidade a espetáculos produzidos em comunidades periféricas; Mostra Lona Livre, que aposta na experimentação; Mostra Teatro de Rua, que compete em popularidade com a Mostra Teatro de Bonecos; e ainda a Mostra Repertório, que homenageia a obra conjunta de um grupo teatral local, feita com o Grupo Expressões Humanas, dirigido por Herê Aquino.


 


Abertura, debates e oficinas


 


Oficialmente, o V FTF será aberto na sexta-feira (20), na Praça José de Alencar com a realização, às 17h, de uma Quermesse Cultural, com espetáculos de teatro e outras manifestações artísticas de rua. Em seguida, às 19 horas, no palco principal do Theatro José de Alencar (TJA), o premiado espetáculo “De Braços Cruzados”, texto de Emmanuel Nogueira e direção de Edilberto Mendes, abre a Mostra Especial, seguido de debate. Encerrando a noite, haverá uma confraternização nos Jardins do TJA.


 


Além das exibições, o V FTF é composto com oficinas, debates, palestras e performances. Acontecerá, por exemplo, nas dependências do Teatro Antonieta Noronha, o XVI Congresso Brasileiro de Teatro. No TJA e nas SERs da cidade acontecem nove oficinas: “Percepção em Iluminação”, “Expressões Vocais” e “Técnicas de Improvisação”, que acontecerão no Theatro José de Alencar. Para iniciantes, serão promovidas as seguintes oficinas: “Clown – Palhaço”, “Danças Dramáticas para Atores e Brincantes”, “Riso Frouxo”, “O Ator, a Palavra e o Texto Dramático”, “Bonecos e Sucatas” e “Capacitação de Direção Teatral”.


 


As inscrições são gratuitas e podem ser providenciadas em seus respectivos locais de realização até o dia 20 deste mês. Lembrando que as vagas são limitadas e o candidato ou candidata deve ser maior de 16 anos. A partir do dia 20, o fortalezense terá, portanto, um encontro marcado com a arte milenar do teatro, que nunca deixa de proporcionar, seja no palco ou na rua, momento de riso, reflexão e sonho. Confira a programação completa e os endereços dos locais dos eventos no site www.ftf.com.br.


 


Mais informações na assessoria de comunicação da Funcet (3254.1177)


 


 


Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza