Liderança do esporte filia-se ao PCdoB em Passo Fundo (RS)
O PCdoB de Passo Fundo segue o intenso trabalho voltado para o crescimento e a preparação do partido para as eleições do ano que vem. A última filiação de destaque foi a do professor de Educação Física, e liderança do esporte local, Marco Aurélio
Publicado 16/07/2007 20:39 | Editado 04/03/2020 17:12
Xirú afirmou ter ingressado no PCdoB por se identificar com as políticas desenvolvidas pelo partido junto ao Ministério do Esporte, e pela a forma com que os comunistas participam da luta política no município e no país.
Preparador Físico de destaque
Xirú tem extenso currículo como preparador físico no Brasil, chegando a trabalhar até no exterior. Foi preparador físico do Gaúcho de Passo Fundo entre os anos de 1988 e 1990. Entre 1990 e 1991 trabalhou no Kinderman, de Caçador (SC), e em 1992 em Xanxerê. Em 1993 foi campeão estadual pela Chapecoense (SC). Retornou ao Passo Fundo em 1994 onde permaneceu até 1998, depois se transferiu para o Atlético Alto Vale de Rio do Sul. Ainda trabalhou no Inter de Santa Maria, em 1999 e no Lajeadense em 2000. Esteve à frente da preparação física do Guarani de Venâncio Aires em 2000 e do Palmeirense em 2001, períodos em que as duas equipes subiram para primeira divisão do campeonato gaúcho.
Entre 2002 e 2003 teve experiência na Arábia Saudita, no Al Ryhad Club. Retornou para o RS em 2004 e em 2005 já estava no Esportivo de Bento Gonçalves. Em 2006, retorno ao Guarani de Venâncio Aires.
Trabalho de formação no amador
Ainda este ano Marco Aurélio gerenciará projeto voltado ao futebol amador no município de Garibaldi, com ênfase na formação, parceria com o jogador Zé Roberto ex-Santos e seleção brasileira. Em Passo Fundo coordena o departamento amador de esportes do Clube Gaúcho que revela atletas de 7 a 20 anos.
Uma das características de Xirú é seu interesse pelo trabalho comunitário no esporte, voltado para as crianças – algo que sempre cultivou pelos clubes por onde passou.
Reforço da luta popular
Emerson Brotto, presidente do PCdoB de Passo Fundo, ressaltou que “a filiação do Marco Aurélio ajuda a consolidar o partido junto aos seguimentos populares da cidade. Esta ação reforça a tendência nacional do partido de ser a alternativa mais audaciosa para enfrentar os graves problemas do nosso país, reforçando a legitima aspiração do partido de ampliar suas cadeiras na câmara de vereadores de Passo Fundo.”
Um pouco mais sobre o Xirú
Marco Aurélio Oliveira da Silva, é professor estadual de Educação Física da Escola ENAV. Atuou no movimento estudantil diretor do DCE da UPF 86-87, na gestão em que o presidente do DCE na época era o hoje Deputado Federal Beto Albuquerque.Por duas gestões foi presidente do DA de Educação Física da UPF.
Da redação local
com informações PCdoB Passo Fundo