OIT apresenta relatório sobre Trabalho Decente em seminário na Bahia
O Relatório Global da Organização Internacional do Trabalho (OIT), intitulado Igualdade no Trabalho: Enfrentando Desafios, vai ser apresentado no Seminário Igualdade no Trabalho, a ser realizado no dia 2 /8. No evento, que faz parte das atividades de cons
Publicado 23/07/2007 17:24 | Editado 04/03/2020 16:21
Promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Promoção da Igualdade (Sepromi), com apoio da OIT, o evento acontece na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), das 9h às 12h. Participam do seminário a diretora do Setor de Condições do Trabalho e Emprego (Travail) do Departamento de Proteção Social e do Trabalho da OIT/Genebra, Manuela Tomei, e a diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil, Laís Abramo.
Governo e entidades se reúnem no combate ao trabalho infantil na Bahia
Para definir uma linha de ação de combate ao trabalho infantil – um dos eixos temáticos da Agenda Estadual do Trabalho Decente (ATD) – representantes de entidades que fazem parte da Câmara Temática dedicada ao tema realizam reunião no dia 25/7.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2005, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que cerca de 3 milhões de crianças brasileiras com idade entre 5 e 15 anos trabalham. Dessas, 334 mil são baianas.
O encontro será às 14h30, na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A finalidade das Câmaras Temáticas da ATD é propiciar a articulação, debate e estratégias conjuntas entre os atores-chave para promoção do Trabalho Decente em cada área.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define o Trabalho Decente como um “trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, eqüidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna”. A Bahia é o primeiro estado brasileiro a assumir o compromisso de construção de uma agenda do Trabalho Decente, expandindo o acordo firmado entre o governo federal e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O secretário de Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, disse que o estado da Bahia se integrou à Agenda do Trabalho Decente em abril, tendo sido instituído, pelo governador, um grupo de trabalho para planejar e implementar medidas iniciais da Agenda do Trabalho Decente na Bahia. Em abril também foi realizada a Conferência Estadual do Trabalho Decente, com a participação de cerca de 400 pessoas.
Para dar continuidade à elaboração da Agenda, com base nas propostas da Conferência, foram estabelecidos sete eixos temáticos: Trabalho Escravo, Trabalho Infantil, Saúde do Trabalhador, Juventude, Serviço Público, Promoção da Igualdade e Trabalho Doméstico.
Fonte:Setre