São Luís, 400 anos – Artigo de Flávio Dino
O PCdoB de São Luís realizará no próximo dia 15, domingo, a sua 11ª Conferência Municipal, momento de renovação da direção e sobretudo de debate coletivo acerca das diretrizes que nortearão a ação partidária em nossa capital. No início do ano, em março, o
Publicado 01/08/2007 13:19 | Editado 04/03/2020 16:48
O partido chega à sua 11ª Conferência proclamando a necessidade da ousadia em suas ações, fortalecendo suas fileiras, renovando a disposição de luta por uma São Luís cada vez melhor. Ousadia, São Luís! é uma saudável provocação a todos que querem pensar e construir uma cidade que se prepara para completar o quarto século de existência e precisa encontrar saídas para graves problemas que afetam a maioria da população. Temos a mais absoluta convicção de que tais saídas devem ser construídas coletivamente, com serenidade e espírito público, sem individualismos que atrasariam a consolidação de um pólo de esquerda autônomo e forte em nossa cena política.
O PCdoB de São Luís tem a dimensão de sua responsabilidade com os destinos da nossa cidade e com a construção de alternativas concretas que resultem em melhorias significativas para uma cidade que possui tão singulares belezas e um imenso potencial de desenvolvimento. Por isso mesmo, a Conferência desafia o partido a estabelecer como uma de suas prioridades o estudo da nossa realidade municipal para a formulação de propostas criativas, adequadas e realizáveis.
A 11ª Conferência realiza-se num contexto muito positivo e animador. O partido, de forma resoluta, vem assumindo um papel de maior protagonismo na cena política da cidade. Conta, para isso, com excelentes quadros políticos e uma aguerrida militância, que foi decisiva para os quase trinta mil votos que tive na ilha quando da eleição para deputado federal, atrás somente dos prezados companheiros de bancada Pinto da Itamaraty e Cleber Verde. O partido conta também, e muito especialmente, com a simpatia que desperta de modo amplo em nossa sociedade, abrangendo a juventude, a intelectualidade progressista, os artistas, movimentos religiosos, os trabalhadores de variados setores, os empreendedores, enfim aqueles que comungam com ideais de democracia e justiça social.
Uma ação política mais ousada para São Luís implica desde já dialogar com as forças progressistas, democráticas e de esquerda, com o objetivo de formular um programa para a cidade, a ser submetido ao crivo popular nas eleições do próximo ano. A 11ª Conferência aponta claramente para isso em sua resolução política, que já vem sendo debatida pelo partido desde março, em dezenas de reuniões dos nossos amigos e companheiros em toda a cidade. Este programa, que apresentaremos até o final de 2007, representará a concretização dos marcos ideológicos de nossa atuação: ofereceremos proposições que distribuam renda e poder, por intermédio do desenvolvimento econômico inclusivo, de políticas públicas eficientes e da verdadeira participação popular. Posteriormente, já em 2008, analisaremos o quadro de candidaturas, sem preconceitos e com inteira disposição para alianças que viabilizem o nosso programa e a nossa atuação política.
Sem dúvida, por tudo que ela significa e pelo momento em que se realiza, a 11ª Conferência será um marco na vida partidária em São Luís. Trata-se, afinal, de um partido que tem uma bela e edificante história, conta com valorosos quadros políticos, está fortalecido com o crescimento de suas fileiras e entusiasmado com as possibilidades abertas para uma ação política ainda mais afirmativa e ousada.
O PCdoB quer colocar tudo isso a serviço do esforço conjunto em prol de São Luís, de seu povo, de sua cultura, de sua construção como lugar de vivência da justiça, da igualdade, da garantia de direitos, da felicidade.
Aproveito para reforçar o convite feito pela direção partidária a todas as entidades e forças políticas democráticas, progressistas e de esquerda, para o ato político que acontecerá no auditório do Sindicato dos Bancários, às 10 horas deste domingo, como parte da 11ª Conferência. Lá, queremos juntos dizer: – ousadia, São Luís!