Facesp comemora 19 anos com Festa

A Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo – Facesp, comemora no próximo dia 04/08, seus 19 anos de existência. Neste período, foram diversas manifestações populares em defesa da melhoria da condição de vida da maioria da po

A Facesp fará um ato político e festa na sua sede na Zona Sul de São Paulo. A atividade deve contar com militantes dos movimentos populares, lideranças políticas e representantes das associações comunitárias.


 


O movimento comunitário teve sua rearticulação a partir do movimento contra a carestia, no final dos anos 1970. Esse movimento tinha como reivindicação principal a melhoria da condição de vida da população, contra o aumento do preço dos produtos da cesta básica, a construção de moradias populares, a melhor distribuição da riqueza produzida, emprego e democracia. O movimento contra a carestia foi importante para derrubar a Ditadura Militar implantada desde 1964.


 


A Facesp se articulou e passou a atuar de forma mais organizada e legalizada nos anos 80 e voltou a se fortalecer no final dos anos 1990, contra a aplicação do projeto neoliberal do governo Fernando Henrique Cardoso.


 


As reivindicações da Facesp e das associações de moradores continua sendo a melhoria da condição de vida da população mais humilde. As bandeiras se ampliaram com a legalização dos conjuntos habitacionais ocupados nos anos 80, a construção de moradia popular, a obrigatoriedade do planejamento urbano, a melhoria dos serviços públicos, como saúde, educação e transporte.


 


A Festa dos 19 anos da Facesp será realizada no próximo dia 04 de agosto (sábado), a partir das 18h30, na sede da entidade na Zona Sul, rua Antônio da Costa Pimentel, Vila Celeste, próximo a av. Cupecê.


 


Rodrigo de Carvalho, pelo Vermelho-SP