Ônibus gratuitos circulam pela cidade e beneficiam cerca de 50 mil famílias

Já estão em atividade as 13 linhas de ônibus da Zona Norte de Manaus que transportam passageiros gratuitamente dentro daquela área da cidade. A novidade começou a funcionar no último sábado (11), benefic

Com a implantação das novas linhas, os moradores dessas áreas podem circular pelas comunidades sem pagar a tarifa do ônibus. A idéia beneficia principalmente os moradores que utilizam serviços como pronto-socorros, escolas, delegacias e policlínicas instaladas na Zona Norte. ''A partir de agora esses moradores podem andar pelo bairro em ônibus preparados para circular gratuitamente'', explicou o presidente do IMTU, Marcelo Ramos. As linhas que oferecem gratuidade são as 003 e 022 (Rio Piorini), 017, 020 e 021 (Monte Pascoal), 018 e 019 (Monte das Oliveiras), 024 e 025 (Santa Marta atendendo também a comunidade Celebridade), 023 (Terra Nova), 026, 027 e 028 (José Bonifácio e Colônia Santo Antônio).


 


Para os passageiros que desejam ir para a Cachoeirinha ou o Centro da cidade o IMTU reservou as linhas 500 (Novo Israel/T1/Centro), 550 (Novo Israel/T2/Cachoeirinha) e 580 (Centro/Via Djalma Batista). Nestas três rotas, os passageiros devem pagar a tarifa em dinheiro ou com o cartão Passa Fácil.


 


As 13 linhas gratuitas e as três que levam passageiros para a Cachoeirinha e o Centro de Manaus foram criadas em substituição às rotas 303, 309, 310, 311, 313, 314, 318, 323, 327, 332 e 333, que na semana passada foram desativadas pelo IMTU.


 


Marcelo Ramos explica que as rotas foram tiradas de circulação devido as constantes reclamações dos passageiros, que se queixavam da demora dos coletivos e das más condições de conservação dos veículos. ''Fizemos um estudo que apontou quais rotas poderiam ser canceladas sem causar transtornos aos passageiros. Nossa meta é oferecer um transporte com qualidade, eficiência e pontualidade'', destacou Marcelo.


 


Embora as linhas gratuitas utilizem ônibus da empresa Cidade de Manaus, Marcelo Ramos esclareceu que nas próximas semanas as linhas vão ganhar ônibus novos. ''Serão veículos equipados com câmeras de vigilância e aparelhos de localização por satélite (GPS). Queremos oferecer o que há de mais eficiente e moderno à população da nossa cidade'', frisou.


 


Campanha vai tirar dúvidas dos usuários


 


Devido a dificuldade de alguns passageiros entenderem o funcionamento das novas linhas, o IMTU iniciou uma campanha de esclarecimento que vai tirar as dúvidas dos usuários. ''Estamos distribuindo panfletos que mostram como funciona o novo sistema e quais linhas cobrem os bairros da Zona Norte'', acrescentou Marcelo.


 


Na opinião da dona de casa Cristiane Barbosa da Silva, moradora da comunidade Rio Piorini, as linhas gratuitas vão beneficiar principalmente as pessoas carentes, que geralmente não têm dinheiro para pagar a passagem de ônibus. ''Conheço gente que anda quilômetros a pé até um posto médico porque não tem condições de pagar a passagem do ônibus'', explicou.


 


O líder comunitário Daniel Menezes, que mora no Monte das Oliveiras, experimentou a linha gratuita 025 e aprovou a novidade. ''Antes, os ônibus demoravam mais de 40 minutos para passar. Agora, com a diminuição das rotas, tem mais ônibus em cada linha, o que reduziu o tempo de espera nas paradas de ônibus'', comemorou.


 


Para ter certeza do funcionamento das novas linhas, o presidente do IMTU passou a manhã de segunda-feira circulando pelos bairros da Zona Norte e conversou com usuários do transporte coletivo. Marcelo entrou em um ônibus da linha 500, que liga o Novo Israel ao Centro da cidade. No coletivo, ele explicou aos passageiros que o IMTU vai reiniciar a instalação de paradas de ônibus feitas de aço e com telhas de barro, que oferecem mais conforto e abrigo aos passageiros. ''A volta das antigas paradas é uma reivindicação dos moradores de Manaus e será atendida pelo prefeito Serafim Corrêa'', garantiu Marcelo Ramos.


 


Quaisquer dúvidas em relação ao novo esquema de atendimento da população da Zona Norte podem ser esclarecidas através dos telefones 3643-5555 (Núcleo de Atendimento ao Cidadão) e 156 (Disk Reclamação do IMTU).


 


Hugo Bronzere
Assessoria de Comunicação – SEMCOM