Sem categoria

Quércia visita PCdoB e debate parcerias para 2008

A convite do PCdoB, Orestes Quércia visitou nesta segunda-feira (13) o Comitê Central (CC) do partido, em São Paulo (SP). O ex-governador paulista (1987-1990) e presidente do PMDB no estado reafirmou a disposição em construir parcerias entre as

Quércia foi recebido por cinco membros do Comitê Central comunista: Renato Rabelo (presidente), Aldo Rebelo (deputado federal), Walter Sorrentino (secretário de Organização), Nádia Campeão (presidente estadual do PCdoB-SP) e Jamil Murad (ex-deputado federal e estadual). A pré-candidatura de Aldo à Prefeitura de São Paulo foi o principal tema da reunião.


 


Renato Rabelo lembrou as razões pelas quais Rebelo surge como alternativa à sucessão de Gilberto Kassab. ''Não é mera questão conjuntural, mas linha política'', enfatizou o dirigente. ''Passamos as últimas eleições praticamente restritos às eleições proporcionais. Planejamos agora lançar candidatos majoritários em 14 capitais, além de outras grandes cidades.'' Segundo Renato, o cenário em São Paulo ''abre condições para a construção de uma terceira via''.


 


Encontro positivo


 


Quércia, segundo Renato Rabelo, mostrou ''boa receptividade'' e afirmou que Aldo desponta como ''uma candidatura viável''. O ex-governador – que já havia manifestado a Aldo suas opiniões – reiterou que nutre ''grandes simpatias'' pela possibilidade de outra parceria entre PMDB e PCdoB no estado. Em 1986, os comunistas apoiaram Quércia na bem-sucedida campanha ao governo estadual.


 


''A conversa foi construtiva e importante'', declarou Aldo ao Vermelho. Sobre a possibilidade de retomar a parceria entre comunistas e peemedebistas, o parlamentar comentou: ''É o resgate de uma aliança em torno de compromissos que temos em comum com a democracia e o povo. Renova as forças políticas no estado e também no Brasil''.


 


Walter Sorrentino também destacou a reunião ''positiva'' desta segunda-feira. ''Quércia é um político de muita visão, convicto – um democrata. Foi um grande governador e sempre manteve relações cordiais com o PCdoB.'' Na opinião de Sorrentino, o PMDB tem bases populares em São Paulo, o que favorece uma ''relação prioritária'' com os comunistas.


 


De São Paulo,
André Cintra


 


Leia também


 


PMDB aprova aproximação com PCdoB em SP


 


PCdoB aposta em Aldo e no fim da polarização em SP