Elite cansada vai à missa
O movimento “Cansei”, liderado pela OAB-SP e encampado por setores da elite paulista, convocou outra manifestação para amanhã, na Praça da Sé.
Publicado 16/08/2007 19:01 | Editado 04/03/2020 17:19
O ato terá minuto de silêncio, culto ecumênico e conta com divulgação publicitária paga, com apoio da mídia e mesmo com a participação de carimbadas figurinhas globais.
Os “cansados” tinham a intenção de promover o encontro dentro da Catedral da Sé, mas a Arquidiocese de São Paulo negou o pedido. Aliás, bem aos modos da elite – que acha que tudo pode -, o movimento sequer consultou o arcebispo D. Odilo Scherer antes de veicular que realizariam o convescote na igreja. Negado o pedido, resolveram manter o ato para a Praça.
O “Cansei”, cantado em verso e prosa como iniciativa da sociedade e sem ligações partidárias, acaba de receber adesões, igualmente sem vínculos políticos.
Uma delas é Regina “Tenho Medo” Duarte, celebridade global que, na campanha eleitoral de 2002, entrou para o folclore político nacional ao participar das propagandas tucanas dizendo que temia pelo Brasil se Lula fosse eleito. Lula foi eleito, reeleito e o Brasil está mudando. Regina Duarte também: trocou o medo pelo cansaço. Outra personalidade a aderir ao “Cansei” foi Hebe Camargo, a célebre malufista, além de Ana Maria Braga e Ivete sangalo.
Os “cansados” continuam com a mesma tática e a nova manifestação também explora o desastre da TAM. O mote da manifestação será o primeiro mês do acidente que vitimou quase duzentas pessoas. O movimento busca responsabilizar o governo federal pela tragédia.
Apesar do muito barulho que tem causado, pouco sucesso os “cansados” tiveram até agora. O último revés aconteceu em reunião do Conselho Federal da OAB, que negou apoio à campanha liderada por sua seccional de São Paulo.
Isolada e apartada dos anseios populares, a elite golpista de São Paulo busca com essa manifestação um respiro para o movimento que , aliás, já está cansando.
Fernando Borgonovi, pelo Vermelho-SP