Vereadora Angela Albino (PCdoB) realiza Plenária do Mandato Popular

O Mandato Popular da Vereadora Angela Albino do PCdoB de Florianópolis, realizará na quinta-feira(23) a Plenária de avaliação, prestação de contas e planejamento de ações e iniciativas políticas, legislativas e sociais. Há dois meses foi deflagrado um

 


A Plenária do Mandato tem por objetivo a ampla mobilização social buscando a integração e articulação de uma rede de pessoas, com identidades variadas e pertencentes a diferentes grupos e categorias sociais, cujo mandato se relaciona ou passará a se relacionar.


 


 


Uma das características da Plenária está na pluralidade e multiplicidade de sua composição, com o propósito de estabelecer a ação e realizar a avaliação do Mandato Popular, buscando respeitar as diferentes frentes e os diversos setores que contribuem para o trabalho social, político e parlamentar.


 


 


Segundo a Vereadora Angela Albino, a Plenária busca dar condições objetivas para a participação de todos em um rico processo de avaliação, a partir de uma prestação de contas das ações, atividades e iniciativas já desenvolvidas. ''É a proposta de aperfeiçoamento coletivo e horizontal de um trabalho exitoso que demanda grandes e novos desafios'', destaca.


 


 


Seminários Tematicos


 


 


Os Seminários Temáticos, que antecederam a Plenária, contaram com a contribuição de 20 painelistas e 320 participantes, em debates nos meses de junho, julho e agosto. Os seminários pautaram os seguintes temas: Meio Ambiente, Sindical, Livre Orientação Sexual – com a exibição em parceria com a Ong Laço Branco e a FAED/UDESC, do filme ''Medo de que?'' -, Saúde, Mobilidade Urbana, Direitos Humanos – que englobou os temas relacionados a livre orientação sexual, genero e raça/etnia -, Juventude e Cultura. Os seminários foram realizados nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores e a exibição e debate do Filme ''Medo de que?'' foi realizada na FAED/UDESC.  


 


 


Meio Ambiente


 


 


A série de Seminários Temáticos iniciou no dia 13 de junho, em meio ao escândalo da ''Moeda Verde'', envolvendo políticos, empresários e o próprio Prefeito de Florianópolis. O primeiro Seminário realizado foi sobre o Meio Ambiente e contou com a participação de 43 líderes do movimento ambientalista, social e comunitário da cidade.


 


 


Os painelistas deste debate foram os integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA), o líder comunitário Lúcio Dias da Silva Filho, o ambientalista Alexandre Lemos e o Biólogo Márcio da Silva. Entre outros estiveram presentes no debate Pedro Shimidt, o Pedrão, a vice-presidente do CONDEMA, Tereza Barboza e o Professor Armando Lisboa, presidente da Associação dos Professores da UFSC (APUFSC).


 


 


Sindical e Saúde ainda reúnem


 


 


No dia 14 de junho alguns sindicalistas se reuniram na Câmara e encaminharam por realizar uma agenda nas reuniões nas diretorias sindicais para estabelecer o debate. No dia 20, o Mandato recebeu a contribuição do farmacêutico e dirigente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos e também encaminhou agenda com lideranças da área da Saúde.


 


 


Mobilidade Urbana


 


 


No dia 28 de junho, 43 pessoas participaram dos debates sobre Mobilidade Urbana, pautados pelo integrante do movimento passe-Livre, Marcelo Pomar, pelo Assessor do Sintraturb, Ricardo Freitas, pela Arquiteta Juliana Andrade, pela Presidenta da Ong Via-ciclo, Giselle Noceti Ammon Xavier, pelo dirigente da Ong, Eduardo Green Short. Ainda destaca-se a participação do ciclista catarinense, Milton Carlos Della Giustina.


 


 


O Portal da Viaciclo na Internet – www.viaciclo.org.br -, destacou que ''a presença de representantes do movimento Passe Livre, Viaciclo, Ipuf, prefeitura, UFSC e militantes dos movimentos sociais proporcionou um debate onde pedominou a questão da falta de exploração de alternativas mais inteligentes e saudáveis como a integração bicicleta- transporte coletivo e o transporte marítimo, entre outros''.


 


 


Direitos Humanos


 


 


No dia 11 de julho, 38 pessoas participaram do Seminário de Direitos Humanos, com a exposição da coordenadora da União Brasileira de Mulheres (UBM), Simone Lollato, do militante dos movimentos sociais e integrante da Ong Arco-Íris, Roberto Warken e da coordenadora da União dos Negros pela Igualdade (UNEGRO), Estela Maris Cardoso.


 


 


O Seminário de Direitos Humanos abrangeu os temas de Genero, Raça/Etnia e Livre Orientação Sexual. Muitas intervenções destacarm o papel do Mandato Popular nestas frentes. Foram levantadas, entre outras ações, o envio de moção aos senadores para que votem a favor da lei contra a homofobia, a reativação do Conselho Municipal da Condição Feminina e o planejamento para a criação de um centro de referência para tratar da livre orientação sexual em Florianópolis.


 


 


Juventude


 


 


No dia 09 de agosto, mais de 100 pessoas participaram do Seminário de Juventude que debateu o mundo do trabalho, a organização da juventude e a diversidade. O Seminário contou com a participação massiva de alunos do EJA (Escola de Jovens e Adultos) do norte da Ilha, além da presença de integrantes de diferentes movimentos juvenis, representantes de cinco juventudes partidárias (JPS, JPT, JR8, JS-PDT e JSB), e militantes da Juventude da UNEGRO e da União da Juventude Socialista (UJS).


 


 


O Seminário recebeu a contribuição do presidente municipal da UJS de Florianópolis, Tiago Andrino, de um dos coordenadores do Projeto Aroeira, o economista André Ruas Aguiar, do integrante do Grupo ''Esquadrão da Rima'' e líder do movimento Hip Hop, Kin Zak e novamente a contribuição de Roberto Warken, que abordou o tema da diversidade.


 


 


Os jovens concluíram pela necessidade da criação de um Conselho Municipal de Juventude e apontaram ações contra a redução da idade penal e o fortalecimento de entidades e movimentos que organizam e mobilizam a juventude em busca de seus direitos.


 


 


Cultura


 


 


No dia 10 de agosto foi realizado o Seminário Temático Cultura, que contou com a contribuição da Professora e pesquisadora Marisa Naspolini, da Pesquisadora Angela Souza e do ativista da comunicação social, Tiago Skarnio. O Seminário contou com a participação de 36 pessoas e refletiu sobre a legislação relacionada a Cultura, o Conselho Municipal de Cultura e a comunicação cultural, entre outros. Destacou-se na construção e preparação do Seminário a produtora Cultural, Nidiane Oliveira.


 


Entre as principais ações do Mandato para esta frente, os participantes elencaram a ativação do Conselho Municipal de Cultura, aprovado há 20 anos e inexistente; a necessidade do Mandato auxiliar na relação entre editais de cultura e o movimento cultural, particularmente nas periferias da cidade e a valorização da cultura popular.


 


 


Plenária já é vitoriosa      


 


 


A Plenária do Mandato Popular da Vereadora Angela Albino deverá sistematizar estes e outros debates. Serão apresentados os desafios e a linha a ser adotada para as ações e iniciativas do Mandato. A expectativa é a criação de grupos de assessoramento político, legislativo e social para o trabalho parlamentar.


 


 


Entre as iniciativas já previstas está a atualização na formulação de um diagnóstico da realidade da cidade de Florianópolis e um conjunto de iniciativas oriundas do rico processo de debates realizado nos Seminários.


 


 


A Plenária do Mandato Popular da Vereadora Angela Albino, será no dia 23 de agosto, quinta-feira, ás 19 horas, no Plenarinho da Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Maiores informações através do correio eletrônico: angelaalbino@cmf.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 30275799.



 


 


 


 


De Florianópolis
Vinícius Puhl