“Reivindicação histórica dos estudantes é atendida”, diz Tânia Soares

A data 17 de agosto é um dia que ficará registrado para as lutas estudantis em Aracaju. A sexta-feira foi marcada pelo anúncio do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, para início da bilhetagem eletrônica no transporte público da capital sergipana e da m

Para comemorar uma das conquistas do movimento estudantil, foi realizada uma caminhada dos estudantes da Praça Tobias Barreto até a Praça Fausto Cardoso no Centro, reunindo cerca de cinco mil estudantes, em sua maioria, secundaristas. A deputada estadual Tânia Soares (PCdoB) participou junto à juventude aracajuana do ato público. “Hoje é um dia de comemoração, pelo uso do passe escolar nos finais de semana e feriados. Agora os jovens podem além de realizar atividades estudantis de pesquisa ou atividades extra-classe. Ir ao teatro, ao cinema, ir a praia, curti um momento de lazer será possível utilizando o benefício do passe. Isso envolve também uma melhor formação educativa para nossa juventude”, afirmou a parlamentar.


 


Vitória


 


Um dos agrupamentos organizadores da manifestação da sexta-feira, foi a União da Juventude Socialista. Rossini Espínola, presidente da UJS em Sergipe, caracterizou como fundamental o ato público. “Há mais de uma década vínhamos com essa luta no nosso Estado. Depois de 11 anos de mobilização, essa conquista foi alcançada graças à ida nas salas de aula, chamando a galera e mostrando para sociedade a necessidade de instrumentos que possibilitassem aos estudantes uma formação mais ampla e qualificada”, completou Rossini.


 


Na mesma ocasião, o Prefeito de Aracaju entregou os primeiros cartões para estudantes e de 28 ônibus novos, sendo 13 com elevadores para portadores de deficiência física. “Essa é uma grande vitória dos estudantes de Aracaju. É um antigo compromisso meu, desde que fui vereador da capital. Na época, lancei essa idéia de usar o passe durante as férias. E agora como prefeito pude realizar esse sonho dos estudantes”, explicou Edvaldo. Para Júlio Neto, diretor de extensão da União Nacional dos Estudantes em Sergipe, a conquista significa que essas são as vias de efetivação para os direitos estudantis: mobilização estudantil e interlocução com administração pública atenta às demandas sociais.


 


Estiveram presentes no evento os grêmios estudantis da Escola Estadual Atheneu
Sergipense, Escola Estadual Dom Luciano, Escola Estadual Antônio Carlos Valadares, Escola Estadual Médici, Instituto Rui Barbosa, Escola Estadual Costa e Silva, Escola Agrotécnica de São Cristóvão, Escola Estadual Juscelino Kubitschek, Escola Estadual Castelo Branco dentre outras.


 


Histórico


 


Tânia Soares tem como base do seu mandato a articulação com os estudantes. Na sua história política, desde a década de 90, no primeiro mandato como vereadora, Tânia realizou pronunciamentos e defendeu esta bandeira. Mas a então Câmara de Vereadores rejeitou a proposta. Já no ano de 2006, ela voltou a propor esse debate junto aos demais colegas de bancada, quando requereu sessão especial para discutir questões relacionadas aos universitários e secundaristas.  Como suplente na Assembléia Legislativa, no mês de junho deste ano, tratou do assunto na tribuna reafirmando que a medida também beneficiará os estudantes residentes na região metropolitana de Aracaju.