CCET/UVA, realiza I Seminário de Integração

O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UVA, CCET/UVA, relizou na quarta-feira, 22 de agosto, seu I Seminário de Integração, evento coordenado pela Direção do Centro, junto com as coordenações dos seus 06 cursos integrantes (Computação, Engenharia C

O evento teve como um dos objetivos integrar os professores de todos estes cursos, além de fazer um diagnóstico crítico das demandas e dos desafios comuns e peculiares a cada um dos cursos, buscando apontar saídas para o enfrentamento dos enormes desafios para a construção de uma universidade verdadeiramente pública, gratuíta e de qualidade social, a partir da contribuição de cada curso da UVA, ligado ao CCET.


 


Inicialmente houve a saudação do prof. Timbó, Diretor do Centro e do Prof. Fabiano, representando o Reitor da UVA, quando ambos enfatizaram a importância do evento e da sua continuidade como algo sistematizado e permanente.


 


Após a abertura, foi aberto o espaço para os coordenadores dos cursos exporem suas demandas, expectativas e projetos desenvolvidos em cada curso, buscando avaliar as potencialidades dos mesmos, além de elencar as dificuldades encontradas no trabalho desenvolvido.


 


O Seminário contou com a presença de um número signifitcativo de professores, constituindo-se num momento muito rico de debate e discussão acerca das atividades de ensino, pesquisa e extensão, ao mesmo tempo em que se buscou apontar caminhos para a superação de uma série de entraves que podem ser resolvidos nas instâncias da própria universidade.


 


Dentre os maiores desafios apontados pelo conjunto dos cursos, destacamos aqueles, com maior relevância e que merecem um maior empenho do Governo do Estado e da própria universidade, para que esta possa efetivamente cumprir seu papel de propulsora e socializadora do conhecimento científico e acadêmico na região norte do estado:


 


1 – Concurso público imediato para professores efetivos, a fim de suprir enormes carências nos cursos;


 


2 – Concurso para servidores técnicos-administrativos;


 


3 – Construção de laboratórios para o ensino, a pesquisa e a extensão;


 


4 – Melhoria do acesso à internet, para o desenvolvimento da pesquisa e inclusão digital dos alunos;


 


5 – Melhoria da infra-estrutura física dos prédios para melhor atender alunos e professores;


 


6 – Assistência estudantil: residência e restaurante universitário, bolsas e apoio aos estudantes, para desenvolverem suas atividades acadêmicas;


 


7 – Apoio da universidade aos projetos de ensino, pesquisa e extensão dos cursos, garantindo sua viabilidade;


 


8 – Acompanhamento mais efetivo do trabalho docente de alguns professores ausentes à universidade;


 


9 – Criação de bilbiotecas setoriais, com ampliação do seu acervo;


 


10 – Autonomia financeira para os cursos, a partir do estabelecimento de um valor por aluno/curso, a fim de agilizar o processo administrativo e as demandas de cada curso.


 


Ao final seminário, havia um sentimento de maior integração e a certeza de que caminhos como este são possíveis e necessários para a construção de uma universidade melhor para todos.


 


De Sobral, Miguel Silva.