PCdoB de Londrina se reforça com lideranças da cultura
Neste sábado (dia 1º), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Londrina, realiza um ato de filiação de diversas lideranças da área cultural.
Publicado 29/08/2007 13:15 | Editado 04/03/2020 16:54
Entre elas, André Galvão, coordenador do Fórum Permanente de Cultura do Paraná e assessor da Secretaria de Cultura de Londrina; o presidente da Liga das Escolas de Samba de Londrina, Pedro Scheffer, além de músicos, sambistas e atores. A ato de filiação será às 10h, no hotel Cristal. Confira a entrevista, feita pela reportagem do boletim O Camarada, com André Galvão.
O CAMARADA (OC): Por que você tomou a decisão de filiar ao PCdoB?
Galvão (G): Recebi o convite da direção do PC do B e conheci um partido de militância com uma visão moderna do Brasil, que quer construir um projeto para o país valorizando a cultura, meio ambiente, igualdade racial e justiça social. Me senti em casa, porque meu objetivo é construir um caminho político que tivesse a cultura como eixo do debate.
OC: Quais são suas expectativas com a militância?
G: Estou chegando agora no partido, tenho que respeitar os espaços e de forma humilde, mas construtiva pretendo colaborar com o crescimento do PC do B em Londrina e no Paraná. Faço política com paixão e muita luta, portanto estarei na militância aonde o front acontecer.
OC: Você é conhecido militante da área cultural, gostaria de saber a sua visão sobre o atual processo organizado em Londrina em torno do Promic?
G: O PROMIC é uma das experiências mais fecundas na gestão pública de cultura que conheço. Possibilitou o planejamento com o fomento através de um Fundo, crescimento e diálogo com a sociedade a partir de sua articulação em Conferências de Cultura e Conselho de Cultura. Houve o estímulo da demanda com a organização dos Conselhos Regionais de Cultura, e agora o modelo se depara com um desafio – a ampliação dos recursos e descentralização da ação cultural para o entorno da urbe.
OC: Você está se preparando para sair candidato a vereador. Qual a mensagem que você quer levar para debater com a sociedade londrinense?
G: Quero dizer ao povo de Londrina na campanha – uma cidade com DNA cultural – que pela arte e cultura podemos qualificar as ações na saúde, meio- ambiente, educação, planejamento urbano, fazendo o debate de interesse público com a população. Vou levar para o debate eleitoral a importância da cultura com atividade econômica, com participação expressiva no PIB da cidade e como atividade que distribui riqueza, gera desenvolvimento sustentável e humaniza a sociedade. A revolução começa no micro e articula-se no macro como política. Tenho plena certeza, o povo brasileiro é o artífice da transformação do Brasil em uma potência mundial, humanista e cultural.
“O projeto político e a estruturação Partidária” é o tema da aula neste Sábado
A direção municipal do PCdoB de Londrina dá seqüência ao Curso de Formação de Quadros Intermediários, neste sábado (dia 1º), com a aula 3 “O projeto político e a estruturação Partidária”. A aula começa às 14h30, na sede do partido. Estão participando do curso, 30 filiados, entre dirigentes e militantes.