Nova diretoria da UEP é empossada e Une é homenageada por seus 70 anos.
Um evento especial encheu de emoções a noite da última terça-feira (28). Às 18hs, na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, a nova diretoria da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) foi empossada e, em
Publicado 29/08/2007 15:54 | Editado 04/03/2020 16:59
O Deputado Estadual, Luciano Moura (PCdoB), fez as vezes da Casa e presidiu a sessão dividindo-a em duas partes. Inicialmente a diretoria da UEP foi empossada na figura de sua nova presidenta, Ane Cabral.
A militante, que é estudante de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), falou sobre a importância de as mulheres estarem ocupando espaços na sociedade. “Tradicionalmente as entidades estudantis sempre foram presididas por homens, estudantes de universidades públicas. Ser uma mulher e vinda da rede particular é um desafio dentro do novo cenário acadêmico, já que hoje a maior parte dos universitários do Brasil e de Pernambuco são oriundos da rede privada”, falou. Além de Ane Cabral, outras 3 mulheres compõem a nova diretoria executiva da entidade.
Em seguida, os representantes do Movimento Estudantil fizeram uma homenagem à Pernambucanos que chegaram presidiram a UEP ou a UNE, entre eles o Deputado Federal Fernando Gusmão, Genival Barbosa, presidente da Une e Uep na década de 40, Emanuel Bezerra, militante do Movimento Estudantil Morto em 1960, Luciana Santos, atual prefeita de Olinda e Ex-Presidenta da Une e Renildo Calheiros, Deputado Federal e Ex Presidente da Une, que não esteve presente mas enviou um telegrama que foi lido ao público.
Na solenidade, cerca de 200 pessoas estiveram presentes, dentre elas, militantes do Movimento Estudantil, diretores da nova e antiga gestão da UEP e mais de 50 entidades mencionadas, além de personalidades importantes da sociedade e da política pernambucana, como é o caso do Secretário das Cidades do Governo do Estado de Pernambuco, Humberto Costa (PT), o Deputado Estadual, Silvio Costa Filho (PMN), o Deputado Estadual, Fernando Coutinho (PSB) e o do Vice-Prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB), que, como de costume, fez um discurso caloroso e emocionou a platéia com histórias da época do movimento estudantil na ditadura militar.
A UEP exibiu ainda um vídeo, dirigido pelo jornalista João Paulo Gomes, que mostrou o último congresso da UEP, onde a nova diretoria foi eleita. A sessão foi finalizada com a execução do Hino da União Nacional dos Estudantes (Une), composto na década de 70 por Chico Buarque de Holanda e Vinícius de Moraes.
Para encerrar o ato, os estudantes e convidados cantaram parabéns para a Une, com direito a um bolo de 10kg, pela comemoração do 70º Aniversário.
Do Recife,
Manuella Bezerra de Melo