Estudantes mineiros vão reconstruir a UMES-Belo Horizonte

No próximo sábado, dia 1º de setembro, jovens da capital mineira se reunirão na faculdade de medicina da UFMG para reconstruir da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Belo Horizonte


&nbsp

    Em um esforço conjunto, integrantes de grêmios de toda a região da capital mineira se reúnem no próximo sábado (1º), na faculdade de medicina da UFMG, para realizar o Conselho Municipal de Entidades de Base, o Comeb. O objetivo é debater temas como gestão democrática nas instituições e mais investimentos em educação, além de promover a reconstrução da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de BH (Umes-BH)


 


    “O encontro vai ajudar a identificar os grêmios das escolas, além de construir e fortalecer o movimento estudantil daqui”, disse o presidente do grêmio da Escola Tancredo Neves, Felipe Rildy.


 


    “Vamos retomar as atividades da entidade e torná-la mais representativa, plural, combativa e de luta”, disse o diretor de políticas educacionais da UBES, Osvaldo Lemos, que está na capital mineira acompanhando a realização do Comeb.


 


    O passe livre, histórica bandeira da UBES, também estará em pauta. Belo Horizonte é uma das poucas capitais do país que não tem nenhuma política voltada para o transporte. “Os estudantes aqui não tem sequer o meio passe”, critica Osvaldo.


 


A Vale é nossa!
    Engrossando o coro de diversas entidades do movimento social, a primeira ação da Umes-BH será uma manifestação pela anulação da privatização da Companhia Vale do Rio Doce. Os estudantes vão assinar o documento que reivindica o cancelamento da venda da emnpresa. Entre os dias 1º a 9 de setembro, acontecerá em todo o país o plebiscito popular para avaliar a anulação do leilão da Vale, ocorrido durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e envolto numa série de denúncias de irregularidades.


 


    “Vamos retomar o movimento estudantil em uma das principais capitais do país, reconstruindo a Umes para continuar a a defesa de uma educação de qualidade, pelo meio passe estudantil, por uma escola mais democrática e contribuindo também como as bandeiras nacionais,  como a mobilização do Plebiscito da Vale e pele democratização dos meios de comunicação”, convocou Osvaldo.


 


Confira a programação


    1º de Setembro
9h – Abertura
Entidades: Presidente da UBES- Thiago Franco, Presidente estadual da CUT- MG- Lucio Guiterrez, Presidente do Simpro- Gilson Reis ,Presidente do DCE- Leonardo Rodrigues, Conselho Tutelar- Davison, Deputado Federal Miguel Correa,Coordenador da Juventude da Prefeitura de Belo Horizonte- Nelsinho Santos.


    10h – Mesa de Educação:” Os estudantes e projeto de desenvolvimento da Educação”


    13h – Almoço


    14h – Mesa de Movimento Estudantil: “Uma nova UMES, Para uma nova Educação”


    16h – Plenária Final e aprovação de resoluções