Entidades Sindicais e Estudantis de Sobral articulam Plebiscito da Vale

As entidades do movimento social em Sobral estão em intensa atvidade para arrecadar o maior número possível de votos no Plebiscito da Vale.

As entidades do Movimento Social de Sobral: Sindicato dos Comerciários, Sindicato do Asseio, Sindicato da Saúde, Diretório Central dos Estudantes da UVA –  DCE/UVA, Diretório Acadêmico da FATEC, União da Juventude Socialista – UJS, Corrente Sindical Classista – CSC, União de Negros pela Igualdade – UNEGRO, estão em intensa mobilização nesta reta final do plebiscito popular da Vale do Rio Doce, que foi leiloada em 1997, no que o movimento social considera um crime de lesa pátria, pois a maior  exportadora de minério de ferro do mundo, possuidora da maior frota de navios transportadores de grãos do mundo, controladora de uma malha ferroviária de mais de 9 mil quilômetros de extensão, foi entregue ao capital privado por um custo muito abaixo do seu valor de mercado, além de tirar das mãos do estado brasileiro o controle sobre o solo e o subsolo nacional, pois a Vale possui concessões, por tempo ilimitado para realizar pesquisas e explorar o subsolo em 23 milhões de hectares do nosso território.


 



Para se ter uma idéia deste ato criminoso contra o patrimônio e o povo brasileiro, cometido pelo desgoverno FHC, o lucro da Vale em 2006 foi de R$ 13, 341 bilhões, enquanto o seu preço de venda, em 1997, foi de R$ 3,3 bilhões. A mobilização do plebiscito começou ontem, quarta-feira, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, onde aconteceu um debate promovido pelo Sindicato dos Docentes da UVA – SindUVA, que discutiu a relação das universidades públicas com os institutos privados. Foi instalada uma urna na entrada do auditório, onde professores e estudantes puderam votar e conversar com as entidades organizadoras sobre a importância do plebiscito popular.


 



Hoje, quinta-feira, estamos com uma urna no prédio da FATEC, sexta-feira pela manhã, estaremos no desfile do 7 de setembro, mobilizando a população presente a este ato cívico, para participar e votar no plebiscito. No sábado pela manhã, iremos ao beco mais famoso de Sobral, que é o beco do Cotovelo, onde será instalada uma urna para que todas as pessoas que passem pelo coração da cidade, possam opinar
e participar do plebiscito popular que pretende reaver a Companhia Vale do Rio Doce, para as mãos do estado e do povo brasileiro.


 


De Sobral, Miguel Silva – Coordenação Regional da UNEGRO