Sem categoria

PSDB se reúne para “elaborar” novos ataques à reforma política

Nesta segunda-feira (10), o PSDB e o Instituto Teotônio Vilela (ITV) promovem seminário preparatório para o 3º Congresso Nacional da legenda, marcado para novembro. “A Reforma Política: a Federação, o sistema de governo e o sistema eleitoral” é o tema

Um dos coordenadores do seminário, o deputado José Aníbal (SP). disse que um dos principais objetivos é debater formas de “melhorar a relação entre eleitores e os eleitos”, mas as propostas indicadas pelos tucanos mostram que, na prática, o que se busca é aprofundar ainda mais o caráter elitista e excludente da legislação eleitoral. Uma das propostas que evidenciam esta intenção é a defesa do voto distrital, que mostrou-se nefasto aos interesses populares em todos os países onde foi instituído. E justamente por isso, agrada tanto aos tucanos.


 


O PSDB foi um dos principais responsáveis pela derrubada do projeto de reforma política que estava sendo debatido no Congresso. Os tucanos atuaram fortemente para barrar o financiamento público das campanhas –considerado por muitos especialistas um dos itens mais avançados da proposta que estava em debate. O partido foi também o que mais contribuiu com votos contrários ao sistema de listas fechadas.


 


Da redação,
com agências