Rumo a construção da Central Classista, encontro reúne sindicalistas do Sul de Minas

A Corrente Sindical Classista realizou, nos dias 30 e 31 de agosto, em Poços de Caldas, o Encontro Regional da CSC do Sul de Minas, com a participação de cerca de 60 sindicalistas e representantes de movimentos sociais.

Foram debatidos temas relacionados aos desafios dos trabalhadores frente à conjuntura nacional e internacional, a reconstrução do Estado nacional e o funcionalismo público, a saúde do trabalhador e a precarização do trabalho e a CSC e Movimento Sindical Contemporâneo. No final do evento, foi eleita a Coordenação da CSC Sul de Minas e definido os delegados para o encontro estadual que acontecerá em Belo Horizonte nos próximos dias 14 e 15 de setembro.


 


Na palestra de abertura sobre conjuntura, o jornalista Altamiro Borges, membro do Centro de Estudos Sindicais, expôs sobre as recentes derrotas neoliberais na América Latina e as transformações atuais no mundo do trabalho, onde deve haver uma intervenção maior dos movimentos sindicais e sociais visando um novo modelo de sociedade.


 


Flávio Tonelli, Assessor da Câmara dos Deputados, expôs sobre a reconstrução do Estado nacional e o funcionalismo público, demonstrando que o crescimento global vem sendo desigual em relação à ocupação da mão de obra. Segundo Tonelli, isto é decorrente a priorização dos aumentos da produtividade, acarretando altos níveis de desemprego e exclusão social, além da instalação do modelo econômico neoliberal que desestruturou o aparato estatal, assim  como desvalorizando o trabalho. Para ele, estes seriam elementos entre outros que refletem na luta dos trabalhadores brasileiros.


 


Finalizando as atividades, o debate sobre a organização da CSC, avaliando os caminhos percorridos até então pelo movimento sindical na luta pelos trabalhadores, e esboçando uma perspectiva de ação diante do cenário político contemporâneo, bem como das transformações do mundo do trabalho e dos meios de produção.


 


De Poços de Caldas,
Rozana Maris Silva Faro 
Diretora do Sindicato dos Professores