Sem categoria

Venezuelanos debaterão socialismo na reforma constitucional

Diferentes posicionamentos em relação aos temas da propriedade e do socialismo marcam nesta quinta feira (13) o cenário para o debate do projeto de reforma constitucional na venezuela, apresentado pelo presidente da república Hugo Chávez.

No programa Em Confiança, da rede Venezuelana de Televisão, as forças políticas representadas no legislativo mostraram suas posições em relação à propriedade, um dos aspectos mais discutidos no país.



Para o deputado Ricardo Gutiérrez, do partido PODEMOS, nesse ponto seriam suficientes as definições já colocadas na Constituição de 1999, sem necessidade de incluir novas definições.



Três representantes desse partido se abstiveram na arpovação do projeto na Assembléia Nacional e expressaram críticas à proposta de mudanças em 33 dos 350 artigos da lei fundamental do país.



Por outro lado, os partidos Pátria Para Todos (PPT), Comunista da Venezuela (PCV) e os postulantes ao Socialista Unido da Venezuela (PSUV) consideraram importante uma definição transparente de propriedade.



A nova formulação considera como formas de propriedade a pública, social, coletiva, mista e privada, cada uma delas com seus elementos característicos, de acordo com suas funções e objetivos.



Essa última modalidade se refere à que pertence a pessoas físicas ou jurídicas, bens de uso, consumo e meios de produção legitimamente adquiridos.



Em matéria de socialismo, os três partidos concordam na necessidade de construir um modelo que se apóie nas características próprias de cada povo e com base em suas experiências.