Sem categoria

Bloqueio dos EUA já causou prejuízos de US$ 89 bi a Cuba

O Ministro das Relações Exteriores de Cuba, Felipe Pérez Roque, apresentou nesta terça-feira (18) o informe anual do governo a respeito do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos ao país. Segundo os dados informados, pelo m

O documento apresentado por Pérez Roque será a base da argumentação feita por ele mesmo no próximo dia 25 de setembro, na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), ocasião em que o governo cubano exigirá, pela 16ª vez, a aprovação de uma moção de censura contra o bloqueio.



O governo de Cuba, no entanto, não destaca os prejuízos financeiros como os principais causados pelo bloqueio. O chanceler lembra também das sabotagens e atos terroristas cometidos pelos Estados Unidos, além dos danos incalculáveis para áreas como saúde, alimentação e educação do povo cubano.



Somente no ano passado, Cuba perdeu cerca de US$ 1,3 bilhão em seu comércio exterior em virtude do bloqueio. Isso se deve pelo fato de o governo cubano ser obrigado a pagar de forma adiantada por suas importações, por meio de licenças especiais.



No total, dez governos norte-americanos já passaram desde quando Washington decidiu asfixiar a economia de Cuba e derrubar Fidel Castro. Para alguns especialistas, trata-se da medida econômica mais prolongada, cruel e injusta da história da humanidade.



Para ler o especial feito pelo Vermelho sobre o Bloqueio, clique aqui



Da redação, com informações da Prensa Latina