Sem categoria

Quase 200 mil metalúrgicos protestam em 8 estados do País

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT), divulgou nesta terça (18) o balanço do “Dia Nacional de Lutas” pelo Contrato Coletivo Nacional de Trabalho da categoria. As atividades  mobilizaram 170 mil metalúrgicos em 8 diferentes estados do Pa

Foram 81 empresas – as mais importantes do setor automotivo e siderúrgico – que realizam paralisações parciais e protestos de advertência para demonstrar a importância do Contrato Coletivo Nacional de Trabalho. Atualmente, há cerca de 1,8 milhão de metalúrgicos empregados no Brasil.


 


A categoria luta, entre outros pontos, pela criação de um piso salarial nacional de R$ 1,3 mil, a redução da jornada de trabalho das atuais 44h, para 40h semanais sem redução de salários e contra a terceirização que precariza as relações de trabalho.


 


Os metalúrgicos também lutam no momento pela ratificação da Convenção 158 da OIT, contra a demissão imotivada.


 


Na última semana, a presidenta do STF, Ministra Ellen Gracie reconheceu a relevância e a representatividade da documentação entregue pelo presidente da CNM, Carlos Alberto Grana, e incorporou a documentação da Confederação ao processo que tramita no STF, para servir como base de sustentação a favor da ratificação.


 


“O Dia Nacional de Lutas serve para chamar a atenção dos patrões para a nossa pauta de reivindicações que luta por salário igual para um trabalho igual. Não podemos aceitar as diferenças absurdas de salário e condições de trabalho que existem nas diversas regiões do País”, disse Grana. As ações começaram nas primeiras horas do dia 18 e se estendem por toda esta terça-feira.


 


Veja abaixo o balanço das mobilizações:


 



 


Clique aqui para fazer o download das fotos do 'Dia Nacional de Lutas', que aconteceu nesta terça-feira (18) em todo o país.


 


Fonte: CNM-CUT