Defesa Civil forma Agentes Mirins

Melhores condições de trabalho no que se refere à prevenção de desastres naturais e ambientais é o que busca o prefeito Serafim Corrêa ao estimular o projeto de formação de agentes mirins, jovens dispostos

Serafim falou da importância futura que a formação dos jovens terá na cidade. “Eles têm a responsabilidade em repassar o conhecimento que receberam no curso nas suas comunidades e escolas”, afirmou o prefeito.


 


O secretário municipal de Defesa Civil, Antonio Carlos Marques, disse que a maior preocupação da Semdec é a formação de multiplicadores de conhecimento. Para ele o trabalho da Defesa Civil é fazer com que os jovens possam interagir com a comunidade sobre o que aprenderam no curso, mostrando que a prevenção é fundamental. “Esses jovens tem papel primordial no trabalho com a comunidade, pois serão os propagadores do conhecimento. Nossa preocupação é realizar a prevenção antes de tudo e para isso a atuação dos agentes mirins é imprescindível”, explicou Marques.


 


Todos os estudantes que concluíram o curso têm de 12 a 14 anos e estão cursando da 5º a 8º série. Eles passaram por um curso de formação desenvolvido em três módulos (Defesa Civil, Meio Ambiente e Primeiros Socorros), que possibilitaram aos jovens desenvolver a conscientização quanto à prevenção de desastres naturais e ambientais na cidade de Manaus.


 


De posse do diploma, dos uniformes e da carteira os agentes mirins estão aptos a atuar como novos parceiros da Semdec, sendo integrados aos Núcleos de Defesa Civil instalados nos distritos de Manaus. Douglas Lima, 12, estudante da Escola Municipal Rodolfo Vale (Centro Oeste), começou a fazer um trabalho de conscientização na escola. Ele é o responsável pelo projeto “Horta na Escola” e outro que ensina sobre primeiros socorros. “Tudo que aprendi foi muito importante. Agora estou mostrando na escola como as pessoas devem agir para não agredir o meio ambiente”, explica.


 


Outra que aprendeu noções de cidadania foi Beatriz Araújo, 13, da Escola Municipal Álvaro Vale, que diz chegar em casa com inúmeros papéis nos bolsos, pois não joga mais na rua. “Antes não tinha essa consciência. Agora sei que ao jogar um papel de bombom na rua estou contribuindo para entupir os bueiros e causar alagações. Isso repasso para as pessoas no meu bairro”, garante.


 


Até o final do ano a Semdec deve formar mais 300 jovens. Em 2008 a idéia é formar 500, totalizando mil agentes mirins em atuação no município.


 


Além do prefeito Serafim Corrêa e do secretário Antonio Carlos Marques também participaram da solenidade a secretaria de Meio Ambiente, Luciana Valente, o secretário da Educação, em exercício, Sérgio Freire, a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) e o presidente da IMTU, Marcelo Ramos, assim como pais e professores dos novos agentes.


 


Chris Reis
Assessoria de Imprensa – SEMDEC