Comunista brasileiro conduz documentário sobre FSM africano
O secretário nacional de movimentos sociais do PCdoB, Ricardo Abreu, o “Alemão”, é o condutor do documentário de Leonardo Brant Pequena Serenata Diurna. Com um pouco mais de 10 minutos, o documentário postado no Youtube aborda a história
Publicado 19/09/2007 15:01
Andando pelas tendas e lugares do local onde o FSM de Nairóbi ocorreu em janeiro deste ano, Alemão apresenta suas opiniões sobre o movimento e convida transeuntes e autoridades, como a ministra da Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, a apresentar suas impressões sobre o encontro.
Na voz de Chico Buarque, a canção Pequeña Serenata Diurna, de Silvio Rodriguez, termina a narrativa enquanto o militante comunista comemora, não apenas a sua vida, mas a de todos os que no fórum estão, dedicada a luta por um outro mundo possível.
Massai
Em seguida, o Vermelho apresenta outro documentário do mesmo diretor, Leonardo Brant, esse sobre a vida de um dos povos Africanos, os Maassai.
O documentário Metti Enkare, de 10m, foi feito á partir da visita de um grupo de jovens ativistas políticos brasileiros a tribo Maasai.
As imagens foram captadas com câmera fotográfica digital Canon IXUSi 4.0 MB e compõem uma narrativa intrigante que mistura denúncia social com a valorização das tradições culturais locais.
O vídeo foi produzido pela associação Raízes da Tradição. O filme também relata a difícil situação do povo Maasai, que enfrenta problemas de falta de água e contaminação pelo vírus da AIDS.
Pequena Serenata Diurna
Metti Enkare