Seminário prepara servidores para 5ª Conferência Estadual de Saúde

Os trabalhadores da saúde estarão mais informados e preparados para a 5º Conferência Estadual de Saúde. A conferência ocorrerá nos dias 12 a 15 de outubro, mas já no dia 1º, a Secretaria da Saúde do Ceará realizará o seminário “Defesa do SUS, defe

Tudo para qualificar a participação dos trabalhadores da Secretaria na conferência, com a apresentação de propostas que contribuam para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde. O seminário será realizado na Escola de Saúde Pública (ESP/CE), com a presença do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Junior, e de Haroldo Pontes, o primeiro presidente eleito do Conselho Estadual de Saúde.


 



Antes das reuniões dos grupos de trabalho temáticos, serão apresentados os três eixos de discussão. O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde, Manoel Fonseca, fará palestra sobre ¨Desafios para a efetivação do direito humano à saúde no século XXI: Estado, sociedade e padrões de desenvolvimento¨. A coordenadora de Políticas e Atenção à Saúde, Vera Coelho, falará sobre o tema ¨Políticas públicas para a saúde e qualidade de vida: o SUS na seguridade social e o pacto pela saúde¨. Para a coordenadora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Lúcia Arruda, o tema será ¨A participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde¨. A plenária final terá início às 16 horas.


 



A 5ª Conferência Estadual de Saúde, organizada pelo Cesau para os dias 12, 13, 14 e 15 de outubro, no Centro de Convenções, é preparatória para a 13ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em Brasília, de 14 a 18 de novembro, com o tema “Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento”. As propostas aprovadas nas conferências estaduais seguirão para avaliação e votação na 13º Conferência Nacional.
 


 


Fonte: Sesa/Ce