Sem categoria

Ahmadinejad não crê em ataque americano contra Irã

O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad, que está em Nova York para assistir o 62.° período de sessões da Assembléia Geral das Nações Unidas, negou outra vez, no dia 24, que seu país esteja desenvolvendo armas nucleares em segredo. Disse a professores e

O presidente iraniano compareceu à Universidade de Columbia para responder questões que lhe foram dirigidas por alunos e professores. O convite foi duramente criticado na mídia de direita dos EUA, que pressionou a universidade a desfazer o evento com o presidente do Irã.



Ao referir-se aos ataques de 11 de setembro, ocorridos contra os EUA há seis anos, Ahmadinejad destacou que é preciso fazer uma profunda reflexão sobre como ocorreu a tragédia e perguntar ''por que aconteceu? o que ocasiounou, quem esteve realmente envolvido?'' e ''quem organizou e tramou tudo aquilo?''.



Ahmadinejad disse que no ano passado apresentou um pedido às autoridades dos EUA para visitar os restos das torres destruídas pelos ataques em Nova York, mas ''lamentavelmente, este ano, não pude efetuar a visita''. As autoridades negaram que Ahmadinejad fosse até o local, alegando motivos de ''segurança''. Ele disse que fez o pedido porque desejava homenagear as vítimas dos ataques.



O presidente iraniano disse também que o Irã está disposto a melhorar suas relações com os EUA e normalizar as relações diplomáticas.



Em sua entrevista aos meios de comunicação do país, Ahmadinejad assinalou que não crê que os EUA estejam se preparando para uma guerra contra o Irã. Para ele, a afirmação de que os EUA se aprontam para atacar o Irã só está a serviço das eleições presidenciais e tem por objetivo encobrir a derrota dos EUA na guerra do Iraque.



Ahmadinejad pronunciou um discurso ontem (25) na Aseembléia Geral da ONU, e criticou o presidente dos EUA George W. Bush por este não ter aceito o convite de debater, na mesma tribuna, com ele, assuntos de interesse dos dois países.