Em Buenos Aires, PCdoB participa de seminário do Fórum de SP
O PCdoB participou no último sábado, dia 29, em Buenos Aires, de um importante seminário do Fórum de São Paulo sobre a nova realidade política e a integração latino-americana, realizado pelos partidos argentinos membros da organização.
Publicado 01/10/2007 10:40
Ronaldo Carmona, da Secretaria de Relações Internacionais do PCdoB, representou o partido no evento. Ele fez uma exposição sobre as características dos atuais processos de integração da América Latina. O seminário aconteceu na Universidade de las Madres, uma escola de formação política da histórica organização argentina Madres de la Plaza de Mayo e contou com a presença de cerca de dez organizações políticas argentinas.
Carmona defendeu a complementaridade dos processos de integração em curso e o relançamento do Mercosul sobre novas bases e denunciou a manipulação por parte da grande mídia brasileira, “o verdadeiro partido da direita brasileira atualmente”, do Encontro de Lula e Chávez ocorrido recentemente em Manaus.
O representante do PCdoB salientou ainda a nova luta pelo socialismo, que se apresenta na América Latina como produto dos avanços das forças progressistas na região.
O PCdoB também esteve em Buenos Aires, em representação do Brasil numa comissão do Fórum de São Paulo, também conformada pela Frente Ampla do Uruguai e pelo Partido Comunista do Chile. O objetivo era tratar, com os partidos argentinos, da participação desses partidos no âmbito do Fórum.
A um mês das eleições presidenciais de 28 de outubro, a Argentina caminha para eleger Cristina Kirchner como nova presidente do país. A candidata vem se consolidando com um discurso progressista e ativamente integracionista.