Trabalhadores rurais de Itabuna preparam conferência do PCdoB
Mais de 150 trabalhadores rurais participaram no último domingo (30/9) da assembléia de base do Distrital do Campo, em Itabuna, a 420 quilômetros de Salvador. Estiveram presentes assentados dos projetos de assentamento Manoel Chinês, Primeiro de Maio, Uni
Publicado 01/10/2007 19:48
A assembléia preparatória para a Conferência Municipal, que acontece dia 7 de outubro, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), contou com a presença do pré-candidato a prefeito pelo PCdoB, Luís Sena.
“Nossa região se confunde com a história do PCdoB e a expressiva participação nessa assembléia não me surpreende, apenas ratifica a organização do partido na área”, frisou Sena.
Para Cristina Vitória, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabuna (STR), o crescimento do partido no setor deve-se a uma tomada de consciência. “Hoje o pessoal do campo tem consciência política”. Aldenes Meira, presidente do Distrital do Campo e Tesoureiro do STR, afirmou que o principal fator para esse crescimento é o funcionamento regular do organismo de base. “É um trabalho coletivo. Temos buscado aproximar o partido da classe trabalhadora através da discussão cotidiana, seja através boletins ou assembléias de base”.
Além de lançar a candidatura de Luís Sena, a assembléia referendou o nome de Meira como candidato a vereador nas eleições de 2008. Sobre sua candidatura, Meira disse que há muito tempo a categoria discutia a possibilidade de ter uma candidatura da área rural e a decisão do Comitê Municipal de lançar chapa própria para vereador cria as condições ideais para que isso se concretize. “A categoria abraçou a candidatura. Prova disso é a participação nessa conferência. Outras lideranças também estão apoiando e eu acho que faremos uma boa campanha”. Dentre estas lideranças está o ex-vereador Tonho de Ioiô (PT), que além de manifestar apoio à candidatura de Aldenes, assegurou que futuramente pretende se filiar ao PCdoB. “É uma questão de tempo”, afirmou o ex-parlamentar.
Sobre a candidatura de Luís Sena a prefeito, Meira considera uma decisão acertada do Comitê Municipal. “O momento é de audácia e ousadia. Luís Sena é um companheiro valoroso, já testado na luta, conhecido de nossa base, e temos tudo para vencer com as nossas candidaturas”, garantiu. Cristina lembra que no período da crise cacaueira, Luís Sena foi um dos fundadores do Movimento de Luta pela Terra (MLT ) aqui na região. “A área rural sabe do compromisso de Sena e do PCdoB com a luta pela reforma agrária e quer retribuir dando esse forte abraço, com voto na urna para Aldenes e Luís Sena”, assegurou a camponesa.
O Distrital do Campo realizará outra assembléia de base até o dia 3 de outubro com moradores dos assentamentos Itamaracá, Santo Antônio e Boa Lembrança, que não puderam participar da assembléia deste domingo. Com essa segunda assembléia, o Distrital deve levar a maior delegação da Conferência Municipal, com 50 delegados, dos quais 37 já foram escolhidos.
De Itabuna,
Luis Carlos Jr.