Sem categoria

Líderes coreanos entram em acordo na cúpula de Pyongyang

O presidente sul-coreano, Roh Moon-hyun, expressou nesta quarta-feira (3) “grande satisfação” pelo início do diálogo com Kim Jong Il, o líder da República Popular Democrática da Coréia (RPDC), após apertarem as mãos na abertura da Cúpula Inter-c

O porta-voz do presidente sul-coreano disse aos repórteres que cobrem o evento que os dois lados estão acertando “um esboço” de uma declaração conjunta, que será revelada depois do almoço de despedida entre os dois líderes amanhã à tarde.



“O acordo foi obtido entre os dois líderes” após as conversações mantidas entre as 14h e 16h (2h e 4h de Brasília).



De acordo com autoridades sul-coreanas, Kim Jong Il disse que após o encontro de cúpula nesta quarta-feira que suas discussões com Roh foram adequadas e a cúpula terminará como planejada.



Durante as duas rodadas de conversações durante o dia, Kim e Roh abordaram temas como a adoção de medidas para promover a paz na Península Coreana e  a cooperação econômica entre as fronteiras.



“Não não chegamos a consenso em tudo. Houve partes nas quais nossos pontos de vista coincidiram, e  noutras não houve coincidência”, declarou Roh enquanto fazia uma refeição com outras autoridades da Coréia do Sul, de acordo com imagens divulgadas pelas emissoras de televisão do país.



“Entretanto, o que eu confirmei de modo claro é que (Kim) tem um firme desejo em relação à paz e há um consenso que devemos acertar um acordo desta vez, que apresente um rumo para a paz no futuro”, disse Roh.


 


A Cúpula é a seguna na história desde que a península foi dividida há mais de um século. O antecessor de Roh, Kim Dae-jung, viajou para a RPDC pela primera vez para a cúpula intercoreana em junho de 2000.



O crescimento da cooperação econômica foi um fato marcante do aquecimento das relações entre as duas nações desde a primeira cúpula inter-coreana. Projetos conjuntos foram lançados nas áreas de turismo, indústria e outros campos, inclusive passeios ao monte Kumgang e à zona industrial da cidade fronteiriça de Kaesong.



Roh e Kim plantarão uma árvore no bosque central de Pyongyang no fim do dia, para marcar a segunda cúpula e depois assistirão um espetáculo musical e de dança, o Arirang.



A primeira-dama da Coréia do Sul, Kwon Yang-suk, visitou um museu do Estado e uma clínica médica na quarta-feira.



O presidente sul-coreano também pretende visitar algumas áreas industriais na quinta-feira antes de retornar de sua viagem de três dias.



Roh, que viajou mais de 200 quilômetros de estrada para chegar a Pyongyang na terça-feira, foi recebido por Kim em uma cerimônia festiva realizada após sua chegada e depois encontrou-se com o líder do parlamento norte-coreano, Kim Yong Nam, na tarde de terça-feira.