Sem categoria

Em visita ao Brasil, Abdullah agradece apoio do PCdoB

Em visita oficial ao Brasil, Abdullah Abdullah, presidente da Comissão de Política do Conselho Legislativo da Palestina,  foi recebido dia 3, na sede nacional do PCdoB em Brasília, pelo presidente nacional do partido, Renato Rabelo, o secretário de r

Autoridades palestinas concordam em participar da conferência internacional convocada pelo governo dos Estados Unidos para discutir, em novembro deste ano, a crise do Oriente Médio. Mas avisam que não aceitarão que a reunião fique restrita à Israel, Palestina e EUA. Abdullah Abdullah, disse esperar que outros países participem da discussão porque acredita que a ampliação do debate pode ajudar a causa palestina.


 


Ele explicou aos dirigentes comunistas que a solução para o conflito no Oriente Médio é o fim da ocupação de Israel, com a retirada dos israelenses dos territórios ocupados a partir de 1967, inclusive de Jerusalém Oriental. Também reiterou a disposição de lutar pela criação do Estado Palestino e afirmou que a situação dos refugiados deve ser resolvida de acordo com a resolução 194 da Organização das Nações Unidas (ONU).


 


Durante a conversa com os dirigentes comunistas, Abdullah agradeceu o apoio do partido. “O PCdoB foi o primeiro partido a estabelecer relações políticas com as forças de resistência palestina que constituiu a OLP (Organização para a Libertação da Palestina)”.


 


A autoridade palestina também demonstrou preocupação com a intensificação dos conflitos na região. Mas afirmou acreditar que “importantes mudanças” balançam em favor da causa palestina. Entre elas, citou as dificuldades dos EUA na guerra com o Iraque e a desfavorável situação atual do presidente norte-americano, George Bush, nos EUA. Abdulah considera ainda, que mesmo tendo um poderoso exército, “Israel não é invencível e não pode impor sua vontade”.


 


O presidente do PCdoB reafirmou a posição do partido em favor da causa palestina. “A causa palestina é justa e o PCdoB continua combatendo o expansionismo norte-americano e israelense”, disse. “Nosso partido apóia o povo palestino. Trata-se sobretudo de um povo heróico e que não se submete aos ditames imperialistas”.
O secretário de relações internacionais afirmou ao Vermelho que o principal obstáculo à paz no Oriente Médio é o chamado Plano de Reestruturação do Oriente Médio que teve origem na administração Bush e disse que “o imperialismo norte-americano está disposto a cometer crimes de lesa-humanidade para concretizar seus planos.”


 


A viagem de Abdullah ao Brasil partiu de convite da Câmara dos Deputados. Hoje (quarta-feira), a autoridade palestina participou de audiência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Casa. Ele ainda visitará, em São Paulo, a Assembléia Legislativa, a Câmara Municipal e a Câmara de Comércio Árabe- Brasileira.