Conferência Estadual de Goiás elege nova direção


Com o tema, ''construir uma aliança de centro-esquerda em Goiás'', a Conferência Estadual do PCdoB que se realizou neste fim de semana, dias 20 e 21 de outubro, aprovou o documento de orienta

 


 


 


 


 


 


 


 


A solenidade de abertura da 13º Conferência Estadual do PCdoB de Goiás ocorreu às 10h, no Auditório Lago Azul, do Centro de Convenções de Goiânia. A mesa foi composta pelo presidente do PCdoB de Goiás, Aldo Arantes, e pela Secretária de Organização , Edsaura Maria Pereira , que abriu os trabalhos colocando em votação os nomes dos camaradas que fariam parte da mesa, da Comissão Eleitoral e de Sistematização.

 

 

Dos 7 mil filiados ao Partido no Estado,  participaram do processo de Conferência 900 militantes, sendo que 185 delegados se inscreveram na Conferência Estadual, representando 56 municípios (41 com Comitês Municipais definitivos e 25 CM's provisórios). Filiados, militantes e convidados de vários municípios também vieram participar da Conferência.

 

 

Representando o Comitê Central do PCdoB,  Ricardo Abreu fez um balanço da política nacional e dos caminhos que o PCdoB nacionalmente tomou nos últimos tempos, ao final de sua fala fez emocionado uma homenagem ao Presidente do PCdoB regional Aldo Arantes, que tem em seu currículo uma vida de luta e ''que historicamente será lembrado por elas''. Aldo Silva Arantes que começou sua vida política no movimento estudantil, chegou a presidir a União Nacional dos Estudantes, a UNE no começo de 60, lutou por vários anos contra a ditadura militar, foi preso, torturado e exilado, e só recentemente teve reconhecida sua anistia política.

 

 

Após a solenidade de abertura, o Ato Político contou com presenças ilustres do cenário político de Goiás, como o prefeito de Goiânia, Íris Rezende Machado (PMDB), o ex-senador Maguito Vilela, hoje vice-presidente do Banco do Brasil, o presidente do PR, Sandro Mabel representando também o prefeito de Aparecida de Goiânia, José Macedo. Representando o PT os deputados Estaduais Luiz César Bueno e Mauro Rubem; representando a Deputada Isaura Lemos, o Secretário Geral do PDT, Helvécio Cardoso, e o vereador Euler Ivo presidente municipal do PDT, o Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Goiânia, Luiz Carlos Orro, Sebastião Peixoto, Presidente da Comob (Companhia de Obras) e Leonardo Reis, secretário de Juventude da Prefeitura.

 

 

Também fizeram parte do ato político autoridades como Fábio Tokarski, nome apresentado pelo PCdoB a candidato a prefeito de Goiânia, assessor especial do Ministro da Fazenda Guido Mantega, Egmar José, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Ricardo Abreu, membro do Comitê Central do PCdoB, e diretores de entidades sociais como André Tokarski membro da UNE, Ismael Cordeiro, tesoureiro da UBES, Márcia Alencar, presidenta do SINPRO, Fátima Reis, presidenta do Sint-UFG, César Prazeres, presidente do Sinjufego, Divino Goulart, diretor da Fetaeg, Leila Brito, diretora do DIEESE, Lúcia Helena Rincon, diretora da UBM e CPM-GO, Sônia Maria, Presidenta da APUC e outros vários representantes do movimento social.

 

 

Somando aos delegados, filiados, convidados e simpatizantes do PCdoB totaliza-se aproximadamente 300 pessoas que lotaram o auditório do Centro de Convenções. Houve também apresentações do cantor e compositor Itamar Correia, músico filiado ao partido e de João Garoto (violão) & Camila (voz) que tocaram e fizeram os conferencistas se emocionarem com a interpretação do Hino Nacional.

 

 

Em seu discurso, o prefeito de Goiânia, Íris Rezende Machado elogiou muito a atuação do Partido Comunista do Brasil, relembrou a participação do PCdoB formando chapa com o PMDB na campanha de 1982, quando ele foi candidato a prefeito e se iniciava a abertura política no Brasil. Declarou seu apoio ao presidente Lula, dizendo que desde a primeira eleição se predispôs a ajudá-lo nas Campanhas presidenciais mesmo quando era opinião divergente dentro do PMDB. E como fizeram as outras autoridades, deu boas vindas aos conferencistas a Goiânia.

 

 

Após o Ato, ônibus e vans levaram os delegados e convidados para um almoço na Câmara Municipal de Goiânia. O auditório Jaime Câmara foi preparado para realização, na tarde de sábado e domingo, dos debates, aprovação de documentos e eleição do Comitê Estadual.

 

 

Para a Conferência foi preparado dois documentos que trata de, ''Reestruturar um PCdoB combativo, coeso e ligado às massas'' e '' Construir uma aliança de centro-esquerda em Goiás''. Após a apresentação da Comissão de Sistematização sobre os pontos no relatório que alguns camaradas discordavam, foram colocados em debate e em seguida em votação no plenário, ponto a ponto e depois os documentos na íntegra. Assim, foram aprovados os documentos que irão determinar a tática do partido em Goiás.

 

 

 

Seguindo as resoluções do Comitê Central, o PCdoB deverá ''Ter um tática mais afirmativa e audaciosa do partido para um novo nível de embate político''. Esse é o lema que o Comitê regional deverá seguir com a nova direção. Ainda segundo o Comitê Central, a tática do partido deverá visar ''o fortalecimento dos vínculos com as luta sociais e uma nova escala de comunicação com as camadas populares''.

 

 

Um dos debates calorosos da Conferência foi sobre a democracia partidária. Marcos Araújo, ex-presidente do Comitê Regional e integrante da Comissão Eleitoral da Conferência disse: ''No PCdoB, ao contrário dos outros partidos, os delegados, eleitos no processo de Conferência Municipal, que submete a votação da maioria, os nomes dos camaradas que irão compor o Comitê Regional. Num processo coeso, não há chapas disputando cargos internos'', disse Marcos.

 


O presidente do Regional Aldo Arantes também defendeu como muito louvor a democracia que existe no PCdoB, ''o nosso partido não é um partido de grupos, é o partido de pessoas que lutam por um ideal, os nomes dos camaradas foram propostos, os delegados têm o direito de votar, quem quiser votar no camarada vota, senão não vota''.

 

 

A partir da experiência obtida na Conferência de Goiânia, a Conferência Estadual do PCdoB de Goiás realizou pela primeira vez, uma eleição por meio de computação eletrônica dos votos. 135 delegados votaram eletronicamente, sim ou não nos nomes dos 44 candidatos mais votados para fazerem parte dos 39 integrantes do Comitê. (número aprovado pelo plenário).

 

 

Após a apresentação dos nomes eleitos, ocorreu a primeira reunião da nova direção, em que foi escolhido como presidente do Comitê Estadual, Luiz Carlos Orro*. Atual Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Goiânia. A segunda reunião em que será traçado o Plano de Trabalho do novo Comitê foi marcada para o dia 10 de novembro das 14h ás 20h na sede do partido em Goiânia.

 

* De Goiânia, Eliz Brandão

 

 

Conheça o novo Presidente do PCdoB goiano: Luiz Carlos Orro de Freitas

 

Tem 49 anos, é advogado com especialização em Políticas Públicas pela UFG, filiado há 26 anos no PCdoB, é consultor jurídico legislativo da Câmara Municipal de Goiânia, é novo Presidente do Comitê Estadual de Goiás, presidiu o Comitê Municipal de Goiânia em 2005, foi membro suplente do Comitê Central (89/92). Iniciou a militância política no movimento estudantil em Goiânia na década de 70, participando do Movimento em defesa da Amazônia e no movimento pela anistia, além de ser vice-presidente regional da UNE (80/81). Foi Procurador-Geral da Junta Comercial (1999-2000). Ocupou a Presidência da Companhia de Obras e Habitação de Goiânia – COMOB – em 1996 e foi Secretário de Obras de Goiânia de 2001 a 2004. É 1º suplente de vereador em Goiânia, diretor da Associação Goiânia dos Anistiados Políticos, membro do Conselho Deliberativo do Clube do Choro de Goiânia e atual Secretário de Esporte e Lazer de Goiânia.

 

 

Composição do Comitê Estadual

 

 

1. ADRIANA DOS SANTOS


2. AILMA MARIA DE OLIVEIRA


3. ALDO SILVA ARANTES


4. ÁLVARO VALÉRIO B. PÁDUA


5. ANA CAROLINA BARBOSA


6. ANTONIO CEZAR PRAZERES


7. ARCILON DE SOUSA FILHO


8. ARTUR BARREIRA DIAS


9. CLEMENTINO THIAGO DA SILVA


10. CLEUBER CARDOSO


11. DIVINO GOULART DA SILVA


12. DOMINGOS RODRIGUES


13. EDIMAR PEREIRA DA SILVA (Piscão)


14. EDSAURA MARIA PEREIRA


15. EDVALDO MENDES OLIVEIRA


16. EDWIGES CONCEIÇÃO CARVALHO CORRÊA


17. EGMAR JOSÉ DE OLIVEIRA


18. ELINE JONAS


19. ELIZIANA BRANDÃO TALARICO


20. FÁBIO TOKARSKI


21. FABRIZIO DE ALMEIDA RIBEIRO


22. FATIMA DOS REIS


23. FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA


24. GEOVANA REIS


25. GILMAR SAGGIORO


26. GOIÁZ DO ARAGUAIA LEITE VIEIRA JÚNIOR


27. HONÓRIO ÂNGELO DA ROCHA


28. JOÃO GUIMARÃES SOBRINHO


29. JOÃO PIRES JÚNIOR


30. JORDENI DE ASSIS DA SILVA


31. LÚCIA HELENA RINCÓN AFONSO


32. LUIZ CARLOS ORRO DE  FREITAS


33. MARCIA ALENCAR SANTANA


34. MARLON LUIZ DE ALMEIDA


35. NICANOR RODRIGUES MACHADO


36. ROBERTO BATISTA DE OLIVEIRA


37. SÔNIA MOREIRA DA SILVA


38. TAMARA NAIZ  SILVA


39. UBALDO DE JESUS BARBOSA