Tasso quer prévia para candidato do PSDB a presidente
Não é só o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que começou a especular sobre o cenário das eleições de 2010. Os tucanos também já estão discutindo critérios para escolher seu próximo candidato à Presidência. No caso de haver mais de um postulante para a
Publicado 22/10/2007 19:02
Diante do interesse de duas das principais estrelas da legenda nessa disputa, os governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), o presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), está disposto a propor, na próxima reunião da executiva nacional, que vire regra no partido a realização de eleições primárias toda vez em que mais de um candidato se apresentar para uma mesma disputa.
“Minha idéia é fazer um teste nas eleições municipais do próximo ano. Pelo menos uma capital, João Pessoa, já topou realizar primárias para definir o candidato do partido à prefeitura. Se der certo, isso pode virar regra no partido para que posssa administrar disputas internas”, antecipa Tasso.
A inspiração de Tasso veio das dificuldades que enfrentou na última campanha eleitoral, quando Serra e o ex-governador Geraldo Alckmin travaram um duelo interno no partido em busca da vaga de candidato a presidente da República. A disputa deixou seqüelas. A definição do candidato teve de ser feita pela cúpula do partido e rachou as bases tucanas. Isso acabou provocando um impacto negativo na campanha de Alckmin. A proposta, no entanto, está longe de ser um consenso entre os tucanos.
Fonte: O Globo