Polícia Federal retira estudantes da reitoria da UFBA
A Polícia Federal pôs fim à ocupação de 46 dias da reitoria da Universidade Federal da Bahia. Às 6h da manhã desta quinta-feira, a PF desocupou o prédio cumprindo um mandado de reintegração de posse.
Publicado 15/11/2007 20:52 | Editado 04/03/2020 16:21
Na ação da PF, foram utilizadas bombas de efeito moral que deixaram cerca de 20 estudantes feridos. Quatro estudantes foram presos entre eles o presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFBA, Gabriel Oliveira. Eles foram encaminhados à sede da Polícia Federal, onde prestaram depoimento, foram fichados e depois liberados.
Em entrevista coletiva, o delegado Rodrigo Bastos, que coordenou a ação, alegou que a PF estava cumprindo uma decisão judicial.
O reitor Naomar de Almeida Filho considerou a ação da Polícia Federal um processo normal. ''Se houve esse desfecho, é responsabilidade dos estudantes. A juíza já havia mandado oficiais de justiça solicitando uma saída pacífica, mas eles se negaram a sair'', disse Naomar. De acordo o reitor, a reitegração de posse foi a única solução porque ''o patrimônio público e o funcionamento normal da universidade estavam ameaçados''.
Da reação local.
Fonte: jonral A Tarde