Encontro aprova criação de Fórum de Esporte e Lazer de Goiânia

No Encontro Municipal de Federações, Ligas e Entidades Esportivas promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, na tarde desta quarta-feira no Centro Cultural Goiânia Ouro, foram deliberados entre outras propostas, a criação do Fórum de Espor

 


A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Goiânia (SEMEL) promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 28 de novembro de 2007, o Encontro Municipal de Federações, Ligas e Entidades Esportivas no auditório do Centro de Cultura Goiânia Ouro. O intuito do encontro foi discutir as propostas de ações e formar um calendário esportivo para 2008.



Luiz Carlos Orro, Secretário da SEMEL, apresentou as perspectivas para 2008, que visam ampliar e aperfeiçoar as atividades de esporte e lazer, com a melhoria dos projetos já existentes como a Iniciação Esportiva (Projeto Dráulas Vaz), o Caminhando com Saúde, Vida Ativa na Melhor Idade e Ônibus Brincalhão. Apontou ainda os desafios a serem vencidos no próximo ano.



O secretário propôs avançar na estruturação progressiva da SEMEL, incrementar as ações inter-setoriais e estabelecer novas parceiras, e anunciou os Projetos que sairão ainda este ano, como à inauguração do Clube do Povo, marcado para o dia 15 de dezembro juntamente com o lançamento da Campanha “Goiânia, Capital da Bicicleta”, que ocorrerá com um Passeio ciclístico.



Está programado que o Passeio Ciclístico sairá da Maternidade Nascer Cidadão, no Jardim Curitiba, e chegará ao Clube do Povo, no Setor Alto do Vale, região Noroeste de Goiânia. Para este evento está sendo confirmada a presença do Ministro dos Esportes Orlando Silva Júnior e do Prefeito de Goiânia, Íris Resende Machado.



No Encontro Municipal, o Secretário anunciou os projetos para 2008 como a Copa Inter-bairros, marcada para abril, maio e junho de 2008. A expectativa da SEMEL é que participem do torneio 140 times masculinos dos bairros de Goiânia sob a chancela da Federação Goiana de Futebol. E a primeira Copa Goiana de Futebol Feminino, que será uma disputa entre 10 a 20 times femininos. O objetivo da copa é estimular o futebol feminino que tem crescido a cada ano no Brasil. Principalmente após o bom desempenho da Seleção Brasileira de Futebol Feminino.



Após a exposição do Secretário foi aberto um debate entre as entidades e vários elogiaram a iniciativa da SEMEL de estimular essa aproximação. E também sobre a importância do Planejamento para que aja uma melhor preparação dos eventos esportivos e a parceria na busca de recursos financeiros para a sobrevivência do esporte na cidade.



Foram aprovadas no Encontro propostas fundamentais como o lançamento do Fórum Municipal de Esporte e Lazer, com o papel de articular a criação do Fundo de Apoio ao Esporte e Lazer e a criação de um Conselho Municipal de Esporte e Lazer, e propor políticas para área, inclusive uma Lei de incentivo ao esporte.



Algumas federações, ligas e associações passaram o seu calendário de atividades para o próximo ano para se formar uma Agenda de Esporte/2008. O calendário está aberto, mas ficou acertado na reunião que as entidades esportivas terão um prazo até o dia 10 de dezembro deste ano para entrega de sua agenda. As atividades serão inclusas no calendário esportivo do Ministério do Esporte.



Na atividade, o Secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Orro, disse que “a receptividade das entidades esportivas foi ótima e essa troca de experiência com a secretaria ajudará na superação das dificuldades do dia a dia e garantiu a segurança de um ainda maior trabalho para o próximo ano”.



*Eliz Brandão